sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Anarquia “representativa” do Brasil



Euder Daniane Canuto Monteiro

Nos últimos meses o Brasil teve riquíssimas oportunidades para entrar num debate nacional e até internacional acerca do seu regime político vigente, mas ainda assim preferimos ficar na superfície. Há na nossa história nacional, nós sabemos, períodos de monarquia e de ditadura militar. É preciso ainda reconhecer que houve também grandes conquistas no sentido de implementar e fortalecer no Brasil um regime democrático, a tão sonhada Democracia Representativa. Mas, permitam-me uma pergunta: é este regime que ainda está vigorando no Brasil? Outro dia indo almoçar com um casal amigo, o esposo, um senhor idoso, experiente, me apontou uma possível resposta, que quero partilhar com vocês pelo menos em parte.

Talvez em algum momento na história tenha-se vivido de fato o que nossa Constituição de 1988, tão bem elaborada e com a participação de tantos homens e mulheres de bem, reza. Prefiro crer que sim. Entretanto, de todas as nossas inquietações e insatisfações a que mais parece estar como pano de fundo de todas elas é uma questão mais séria: vivemos uma Democracia, um poder que emana do povo e constitui alguns cidadãos como seus vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidentes, seus representantes legítimos, seja no Legislativo ou Executivo?

Defendo o ideal da Democracia Representativa e penso que é o Regime que atenderia realmente a nossa população. Mas, lamento constatar que não é este o Regime que estamos vivendo. Vejam o último acontecimento, um representante do povo foi punido por corrupção pelo Supremo Tribunal Federal, mas pela Câmara dos Deputados foi absolvido da causa na qual estava em questão a perda de seu mandato. Que democracia é esta? Quando, por ocasião das manifestações, muitos eram os gritos de ordem no sentido mesmo de “colocar ordem na casa”, mas qual foi uma das reações mais comuns, enfatizar que as manifestações não tinham propósito, e, com isso, desacreditar as grandes reivindicações, aproveitando daquelas infelizes “ondas de vandalismo” que algumas minorias insistiam em repetir. Bem público é bem do povo. É contradição reivindicar mudanças e lutar contra a corrupção, corrompendo o que já não é mais construído com o suor, mas com o sangue dos trabalhadores brasileiros. Entretanto, depois de algum alvoroço nas casas do Legislativo tudo voltou ao normal e o povo também voltou, pelo que parece, a repousar na sua indignação.

Pensando nestas coisas, aquele senhor de que falei, dizia que vivemos no Brasil uma “Anarquia Corrupta”. Utilizando-me de sua inspiração, pedi a permissão para trocar os termos e dizer que tudo indica que vivemos mesmo uma Anarquia Representativa. Um representante político tem a missão de representar o povo do qual o seu poder emanou, mas, na realidade, ele representa bem o próprio interesse político, econômico ou social. Há negociações contínuas em prol destes mesmos interesses. Há trocas de cargos em vista de votos a favor ou contra às propostas do Executivo ou mesmo entre as propostas dos próprios companheiros de trabalho com vistas a alguma vantagem pessoal ou política. Além disso, há também a triste constatação de que a maioria dos políticos, sobretudo deputados e senadores, conseguem votos com apoio e doação dos empresários, da elite econômica ou de algum grupo, inclusive religioso. Por isso, quando eleitos, não defendem os interesses do povo, que deu o voto, mas de quem bancou sua candidatura.

Devemos nos perguntar, onde está a atenção e a escuta aos clamores e necessidades do povo: mais saúde, mais médicos, mais educação, mais respeito... 513 deputados ganham quase 40 salários mínimos por mês sem contar seus auxílios extras. Isso é profundamente desrespeitoso! Chega a ser absurdo. Mas, parece que é tudo normal. “É isso aí”, como diz uma música da qual me recordo dos tempos de “operário de caixa” num supermercado. Como se ela dissesse, exigisse que me acomodasse. Nada muda, você não muda nada, é isso aí...
 
A conclusão é simples: parece que não há de fato Democracia. A obrigação do voto seria muito mais positiva se houvessem candidatos que respondessem às necessidades da população. Mas há de se pensar que voto obrigatório em candidatos sem nenhum interesse real e histórico pelo bem comum é apenas uma estratégia de dominação, que com a aparência de democracia, reforça a nossa desorganização permanente de reação aos absurdos que vêm se repetindo como espetáculo para os grandes e triste tragédia para os que mais necessitam desse regime. Anarquia corrupta ou Anarquia representativa? O que dizer? Reajam os “democráticos”. A oratória é o melhor lugar através da qual se defende, “com unhas e dentes” que esse “negócio” ainda existe. Bom 7 de setembro para todos, cidadãos comuns e super cidadãos (nossos representantes)!

PASCOM - Paróquia São Sebastião

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

INFORMES DA COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

Missa dominical  
7: 30 h 
  • No dia 19 de cada mês as 19:30 h celebração em honra ao mártir Santo Expedito.
Grupos de Reflexão
Sábados-17hs
Local-salão da igreja

Celebraçao da vida
2°sábado do mês-a partir das 14hs
Pesagem das crianças,conversa informal com as famílias,brincadeiras e lanche nutritivo.

Preparação para receber o Sacramento da Crisma
5ªfeira-19h40m
Com Júnior e Paulo

Curso de Batismo
1ªquarta e 1ªquinta feira do mês
19hs-Paulo e Joana
32-3332-3426

Catequese e Perseverança para crianças que já fizeram a 1ª comunhão
Sábado-16h
Colaboração: Eliane Martim
PASCOM - Paróquia São Sebastião


O Convênio de Afiliação do Instituto de Teologia do Seminário São José com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (CES-SJ) é reconhecido pela Congregação para a Educação Católica


Geraldo Felício da Trindade – Seminarista do quarto ano de Teologia
Celebrando a memória de Santo Agostinho, no dia 28 de agosto, o Seminário Arquidiocesano São José firmou o convênio com o Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil (CES-SJ) para o reconhecimento do curso de Teologia, conferindo aos que fizerem o exame especial o grau acadêmico de BACHAREL.
Em celebração presidida por Dom Geraldo Lyrio Rocha, na capela do Instituto de Teologia do Seminário São José, oficialmente houve a entrega da documentação da Congregação para a Educação Católica pelo Magnífico Reitor do CES-SJ, padre Jaldemir Vitório, sj.
Na ocasião, o Arcebispo marianense lembrou que o ato que se celebra com este convênio é uma oportunidade de valorizar a excelência dos estudos teológicos no Seminário São José, como também uma forma de valorizar o empenho do seu corpo docente e discente. O atual diretor de estudos, padre Danival Milagres Coelho, fez memória aos laços que ligam o seminário aos jesuítas (Leia o texto do padre Danival); pois foram eles os primeiros responsáveis pela formação nesta bicentenária instituição. Lembrou também a ligação com Dom Luciano Mendes, bispo jesuíta que esteve à frente da Arquidiocese.
Padre Vitório em sua homilia refletiu que a formação teológica acadêmica deve estar intimamente relacionada ao empenho pessoal de fazer uma Teologia Mistagógica, que é capaz de garantir a verdadeira experiência do mistério de Deus revelado em Jesus. Sem mergulhamos neste mistério de forma orante, não há experiência de discipulado capaz de formar verdadeiros pastores identificados com Cristo o Bom Pastor, que teve um coração puro, capaz de amar e servir sem a hipocrisia dos fariseus.  Somente quando ocorre uma simbiose entre a Teologia Acadêmica e a Teologia Mistagógica é que se poderá dar o passo decisivo para o sacerdócio. Não há divergência entre ambas, mas elas se interligam, promovendo um conhecimento verdadeiro e profundo do mistério inesgotável de Deus.
Por meio deste Convênio de afiliação, o consequente reconhecimento do curso de Teologia quer garantir ao nosso seminário a perpetuação de sua vocação de formar presbíteros discípulos-missionários em diálogo com o mundo e prontos a dar a razão de sua esperança “ad majorem Dei gloriam”.
PASCOM - Paróquia São Sebastião

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

Na celebração dominical de 24/08/13, às 7h30, presidida pelo diácono Adelson, celebramos o dia do catequista, homenageando, especialmente, os da nossa comunidade.

Alguns catequistas foram envolvidos na celebração. Participaram da entrada da Palavra e atuaram como leitores. Foram homenageados com a oração do catequista e receberam uma singela lembrança, que foi entregue por catequizandos da comunidade.

A comunidade de Santo Expedito deseja a todos os catequistas inspiração e bençãos para que realizem a missão que Deus lhes confiou.

Colaboração: Eliane Martim

PASCOM - Paróquia São Sebastião

terça-feira, 27 de agosto de 2013

SETE ANOS SEM DOM LUCIANO


Logo mais, a partir das 18h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, será celebrada a missa que lembrará os sete anos do falecimento de dom Luciano Mendes de Almeida. A celebração, presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, será seguida pela solenidade de entrega da medalha do mérito educacional e da responsabilidade social, a Comenda Dom Luciano. Instituída em 2008 pelo então arcebispo metropolitano, esta importante condecoração tem como objetivo homenagear personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem significativo papel no campo da responsabilidade social e da educação. Confira um pequeno histórico da vida de Dom Luciano em http://www.arqmariana.com.br/?p=29924.




Matéria completa: http://www.arqmariana.com.br
PASCOM - Paróquia São Sebastião

Bem vindos, camaradas!

Pe. Antônio Claret Fernandes*
Dois fatos me chamaram a atenção: um da subida do dólar, que bateu à casa dos 2,45 em relação ao real, a maior cotação desde dezembro de 2008. A moeda, também, é uma questão de poder! Algumas poucas decisões do império Norte Americano, mais tinta verde e papel, são suficientes para impactar a moeda de todos os países emergentes. O Brasil sofre a pancada maior! A queda acumulada do real desde o início de 2013 é de 16,41%.
O caso do dólar parece mesmo sério! O presidente do Branco Central, Alexandre Tombini, cancela viagem ao exterior para acompanhar de perto, e pessoalmente, a instabilidade do câmbio, e o nervosismo do mercado.
Bons tempos em que se desmarcavam compromissos porque alguém corria risco de morte, num acidente, por exemplo. Hoje não! Em Belo Monte, um trabalhador acidentado ficou de 17 às 21 horas no chão, no canteiro de obra, coberto com uma lona. Seus companheiros foram obrigados a continuar trabalhando, passando por aquele corpo, estendido no chão, de um lado para outro. Ninguém chora, isso já faz parte do ‘risco 4’ assinado no momento do ingresso no emprego. Tucuruí teriam morrido trezentos trabalhadores. Um operário garantiu que, em Belo Monte, já morre um por mês. Mas ninguém sabe ao certo, pois muitos casos ficam escondidos, e os números são manipulados.
Quanto ao dólar, analistas dizem que pode haver pressão imediata sobre o preço da gasolina e sobre a tarifa de energia elétrica, ambas referenciadas pela moeda americana.
O capitalismo é assim, como um deus às avessas. Cria seus monstros, personifica-os e, depois, atribui-lhes a culpa pelo destino ingrato dos despossuídos de tudo e, por cima, ainda consegue acumular riqueza com a crise. No assanhamento ou na bonança do mercado, os capitalistas nunca perdem. Podem, quando muito, ganhar menos. A não ser quando a classe trabalhadora, explorada, a única que produz toda riqueza do mundo, acumula força e resolve mudar o jogo, com coragem e rebeldia.
Essa, aliás, é a segunda notícia! A revolução cubana, vitoriosa em 1º de janeiro de 1959, derrubando a ditadura de Fulgêncio Batista, continua dando bons resultados. O embargo econômico imposto pelos Estados Unidos, embora crucial para a Ilha rebelde, não conseguiu estancar a sede de liberdade, e a força benéfica do socialismo para o povo cubano e para o mundo. Cuba envia, hoje, profissionais da medicina para mais de 60 países. Graças à reação do povo brasileiro, que resolvera sair às ruas, o Brasil, também, poderá, agora, beneficiar-se do processo exitoso da revolução cubana.
No capitalismo, a educação, a água, a religião, a saúde, a doença, tudo é mercadoria. Em diversas igrejas, reina a onda da teologia da prosperidade. Alguns profissionais sérios da área da medicina não entendem outra lógica senão a do mercado, pois ‘no capitalismo nascemos, nos movemos e existimos’. Conheço uma estudante de medicina – gente boa que só vendo! -; ela vai terminar o curso no final de 2015 e conta, orgulhosa, que já está com seu consultório montado.
Esses profissionais misturados entre os que fazem da saúde um negócio, mas não por má fé, estão perdoados. Definitivamente, não são bandidos! Incorporaram o espírito do sistema vigente no país. Há, porém, uma verdadeira máfia que controla a indústria farmacêutica no Brasil e no Mundo. Esses são uns canalhas! Estão se esperneando, se mexendo. Claro! Não são idiotas! Eles não querem perder esse filé, cada vez mais promissor. Quando mais abandonado, mais doente ficar o povo, mais essa máfia lucra.
Em cidades do interior, principalmente, há profissionais da medicina que, apesar da estrutura extremamente precária, e da politicagem, exercem sua profissão com muita dignidade, e salvam vidas. Mas existem, também, os que fazem do povo, e até dos políticos, gato e sapato, chantageando, com exigências descabidas, não pensando no povo, mas em si mesmo. Em Altamira PA médicos chegaram a ganhar 100 mil reais/mês. Há os que se candidatam e vencem as eleições não por suas qualidades superiores, mas por causa da carência generalizada do povo.
Outro dia, passando por Guaraciaba MG, conversava com a mãe de Dayane, que faz medicina em Cuba pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. Lourdinha, esse é o nome dela, dizia que o Curso de sua filha está com um ano de atraso. Isso porque sempre que tem alguma epidemia, contava, profissionais e estudantes deixam suas atividades e vão socorrer as pessoas. A saúde do povo é prioridade! Em Cuba, contava Dayane em outra ocasião, trabalhar na saúde é ajudar a cuidar do povo. Em qualquer país capitalista, a doença é uma oportunidade para alguém enricar-se e a carência do povo é uma valiosa moeda de troca.
Bom! Então essas são as duas notícias: de um lado, impérios econômicos que despejam dólar no mundo – ou tira – e manipulam o mercado a seu favor e, de outro lado, uma ilhota de nada que salva vida em mais de 60 países.
Mas os cubanos estão chegando mesmo! São 400 em setembro, e 4 mil até o fim do ano. O governo brasileiro vai repassar recursos à Organização Pan-americana da Saúde, no valor de 10 mil por profissional. A OPAS, por sua vez, repassa o dinheiro ao governo cubano, que decidirá quanto o médico vai receber. Algo estranho para a lógica capitalista, viciada no negócio, mas normal num país socialista, educado no serviço à coletividade.
Bem-vindos, camaradas cubanos! Dois ficarão aqui, bem próximos a nós: um em Vitória do Xingu e outro em Altamira, cidades dramaticamente impactadas por Belo Monte. Precisamos de mais: bons profissionais e condições de trabalho.
Votos de que possam fazer bem à saúde do povo. Que façam bem, ainda, aos nossos sonhos! Desejo de que possamos ir aprendendo de vocês a utopia concreto de que é possível construir outra ordem social.
*Missionário em Altamira – PA

PASCOM - Paróquia São Sebastião

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

 A comunidade de São Domingos de Gusmão celebrou neste domingo, dia 25 de agosto, o último domingo do mês das vocações. Neste dia lembramos as vocações leigas e também todos os nossos catequistas.
     Tivemos às 10 horas da manhã a celebração da palavra feita pelo Diácono Adelson e auxiliado pelos Ministros da Comunhão Eucarística, Marco Antônio, Eduardo e Hilda.
     Na homília feita pelo diácono Adelson ele nos deixou a seguinte mensagem: Muitos pensam que porque tem um familiar ou alguém próximo como religioso já tem seu lugar garantido junto de Deus, que não precisam fazer mais nada para conquistar o reino dos céus. E também não é porque fazemos algum trabalho na Igreja que já temos um lugar garantido. Precisamos passar pela porta estreita e fazermos a nossa parte para estarmos ao lado de Deus.
     Devemos deixar um pouco de lado o nosso conforto, o nosso comodismo e irmos para o campo de batalha, trabalharmos pelo bem do próximo. Devemos construir o céu aqui na terra, ajudando a quem de nós precisar e vivendo de acordo com o que Deus espera de nós, só assim estaremos trazendo o céu para mais perto de nós. Disse-nos também que precisamos valorizar a vocação leiga, que essas pessoas tem por missão auxiliar os padres, já que ele não tem como fazer tudo sozinho em uma comunidade. Levou-nos a refletir se o nosso comportamento ou nosso modo de viver são inspiração para outros, se leva outras pessoas a querer viver da forma que vivemos, se ajuda o outro a ter mais fé.

     Ao final da celebração foi feita uma homenagem a todos os catequistas de nossa comunidade, os que atuam e também aqueles que já exerceram essa missão. Foi lida uma mensagem por uma mãe de catequizando agradecendo o trabalho que é feito pelos catequistas, e também entrega de flores para os mesmos.  








Colaboraram: Niuzeth e Valeria Mattos 
PASCOM - Paróquia São Sebastião

domingo, 25 de agosto de 2013

COMUNIDADE SÃO LUCAS


No último domingo de agosto, ao término do mês Vocacional, as homenagens foram voltadas aos leigos e, especialmente, às catequistas.
Como forma de representação dos homenageados, ao início da celebração da missa dominical na Comunidade São Lucas, algumas representantes entraram com camisas de suas respectivas pastorais.


Ao término da celebração, foi lido uma mensagem de motivação e parabenização aos catequistas.

"Ser Catequista é por em prática os ensinamentos de Cristo. É realizar o que Ele realizou, é avivar a Boa Nova nos corações dos jovens e adultos, é participar do Banquete Sagrado, é ser discípulo fiel e, a cada dia, dar um SIM para fazer renascer outras vidas no amor em Cristo.
Ser Catequista é ser doador de dons, é arregaçar as mangas e trabalhar com convicção na vinha do Senhor, é ser profeta anunciando e denunciando, é ser prudente nas ações e ousado nas missão, é ser solidário e fraterno ao próximo, é ser sinal de amor aos necessitados, é ser pescador de homens, é ser instrumento de paz e esperança".

Parabéns a todos os Catequistas!


O Diácono Adelson convidou a todas as Catequistas presentes para se aproximarem do altar, onde receberam a bênção.


Colaboraram: Joseanne Ceolin e Paulo César
PASCOM - Paróquia São Sebastião

PARABÉNS CATEQUISTAS!

  Aconteceu na noite de ontem, na Matriz, uma Celebração Eucarística em ação de graças pelo dia do Catequista, uma data que não se pode passar em branco, pois são pessoas que dedicam o seu tempo em prol da evangelização, com a missão de catequizar seguindo os ensinamentos de Cristo. Em sua homilia, padre Mauro refletiu sobre a importância dos catequistas em uma comunidade, pessoas simples que estão para servir ao próximo, e em nossa comunidade  os catequistas tem momentos de formação, reflexão e conscientização.
   O catequista exerce um verdadeiro ministério, um serviço, não age sozinho, mas em comunhão com a igreja.  E nos fez um pedido, para que novos leigos sintam o chamado para este serviço, pois necessitamos a cada dia de mais catequistas. Ao final da celebração o grupo de crianças da IAM e da catequese, prestaram uma linda homenagem às catequistas.
     Que Nossa Senhora proteja todos os Catequistas! Parabéns a esta equipe tão perseverante e comprometida com o trabalho.
                                                                     
                      

























PASCOM - Paróquia São Sebastião

CERCO DE JERICÓ


     O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo. 
     Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas! 
     Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz. (Fonte: Paróquia Sagrada Face)

     A paróquia de São Sebastião vem convidar a todas as comunidades para virem rezar conosco esta forte oração, capaz de derrubar muralhas em nossas vidas, com momentos de louvor, oração, escuta, adoração e entrega.

DATA:26 de agosto a 1º de setembro

HORÁRIO: 15 às 18h

LOCAL: Matriz de São Sebastião



PASCOM - Paróquia São Sebastião

INFORMATIVOS PAROQUIAIS

    


  As inscrições para o Encontro Vocacional Regional já podem ser feitas no Escritório Paroquial da Matriz de São Sebastião. Podem se inscrever adolescentes que já tenham completado 15 anos, que estejam cursando ou já cursaram o 9° ano do ensino médio e que não tenham feito o encontro do ano passado. Maiores informações no escritório paroquial.

      Estará acontecendo entre os dias 24/09 e 23/10 o curso para assistente de costureiro de vestuário.
Local: Galeria da Praça da Estação. Nos horários de manhã e a tarde. O curso é gratuito e o material é todo disponibilizado pelo SESI/SENAI. Vagas limitadas. (20 de manhã e 20 à tarde)
Maiores informações no escritório paroquial. 
      Reunião Paroquial de Liturgia, segunda feira, dia 26/08.
PASCOM - Paróquia São Sebastião

sábado, 24 de agosto de 2013

PASTORAL DA CRIANÇA E DO MENOR

     A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e dezesseis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
      E na comunidade de Santo Expedito, este grupo da Pastoral da Criança e do menor se reúnem no 2º sábado do mês para pesar as crianças e informar aos pais sobre os cuidados com a saúde, ás terças-feira é distribuído alimentos para as famílias carentes cadastradas pela pastoral ou reconhecidas pela comunidade.
     Venham participar você também deste projeto, "a mece é grande e poucos são os trabalhadores." Cristo conta com você nesta empreitada!

GRANDE OPORTUNIDADE!!!!!!!!
Esta  pastoral da criança e do menor ,juntamente com IFET Barbacena,convida aos maiores de 16 anos para uma reunião no salão da igreja de Santo Expedito,dia 27/08/13,às 18h30m, onde serão oferecidos cursos do PRONATEC,em diversas modalidades.
Colaboração: Eliane Martim

Membros da Pastoral da Criança e do Menor

PASCOM - Paróquia São Sebastião

    sexta-feira, 23 de agosto de 2013

    OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

          As Oficinas de Oração e Vida são uma nova forma de evangelização, mais viva e com uma visão mais positiva do que sempre foi mostrado. É uma apresentação  vibrante e ativa de Jesus, com uma maior adaptação às necessidades da sociedade atual.
         Está baseada no amor e no que este é capaz de realizar e não no temor e no castigo.
    Por isso dizemos com pleno convencimento que as Oficinas de Oração e Vida são uma resposta ao mundo de hoje…
    Nossa oficina de oração  se realiza nas segundas feira as 19 h, no salão da Capela de Santo Expedito.
    Venha participar conosco, aguardamos vocês!


     Colaboração: Eliane Martim



     PASCOM - Paróquia São Sebastião

    quarta-feira, 21 de agosto de 2013

    COMUNIDADE SÃO LUCAS


    No último domingo, 18, foi celebrado na Comunidade São Lucas o dia da Assunção de Maria. Como também era comemorado o Domingo Vocacional dos Religiosos, contamos também com a presença das irmãs vicentinas do Colégio Imaculada, Márcia e Maria, que entraram com a Imagem de Nossa Senhora. 

    Colaboraram: Paulo César e Joseanne Ceolin

    PASCOM - Paróquia São Sebastião

    Viver bem… bem viver

    Débora Ireno Dias

    Dias atrás, deparei-me com o texto escrito por padre Mauro Lúcio para o Jornal Família Paroquial (FAMPAR) de São Sebastião – edição número 864, julho/agosto 2013, no editorial “Conversando com você” –, no qual o autor refletiu sobre a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos. Em sua reflexão, padre Mauro levou-nos a pensar o que é o “bem viver” nos dias atuais. Nesse contexto, disserta sobre as atitudes que precisamos ter ou, ao menos, buscar para conseguirmos uma melhor qualidade de vida.

    Porém, o que vem a ser qualidade de vida? O que é viver bem o dia a dia? Penso que as respostas são subjetivas, dependem do que cada pessoa vê para ela como algo positivo em sua vida. Acumular riqueza e bens materiais e não partilhá-los pode ser qualidade de vida para um, enquanto economizar dinheiro para viajar com amigos e família é a qualidade de vida para outro; ser profissional bem sucedido e voluntário nas horas vagas é o que importa para um, trabalhar até altas horas sem folga, nem férias, nem família, nem amigos é o importante para outro. E por aí vai a discussão, que ainda compreende a pergunta: quais desses exemplos e tantos outros que podemos citar realmente refletem um bem viver que está relacionado à qualidade de vida?

    Como já se sabe, a noção de qualidade de vida é subjetiva, mas acredita-se que viver mais em comunidade, dispondo-se de amigos e família, buscando conciliar trabalho/profissão com lazer e voluntarismo, horas de ócio e de oração, equilibrando-se o estresse do cotidiano com os planos para o futuro, a alimentação balanceada no cotidiano com a dos dias de festas, pode-se viver dias mais felizes. E se sentir feliz ou, ao menos, conseguir estampar um sorriso sincero no rosto e na alma é uma forma de se viver bem. E, vivendo bem, é mais fácil passar pelas dificuldades da vida. Acredito que, dessa forma, tem-se qualidade de vida, tem-se um bem viver que poderá levá-lo(a) anos e anos além do que se pode imaginar. É difícil conciliar tudo em nossa vida, mas, com certo jogo de cintura, fé e foco naquilo que se deseja, talvez consigamos chegar lá!


    Então, como você tem vivido os seus dias? Acredito que vale a reflexão e, pela resposta, vale uma ida ao médico, à igreja, à casa de um amigo, uma caminhada matinal, uma taça de vinho para brindar com a família...

    PASCOM - Paróquia São Sebastião

    terça-feira, 20 de agosto de 2013

    COMUNIDADE SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

         A Comunidade São Domingos de Gusmão celebrou neste domingo dia 18 de agosto, terceiro domingo do mês, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o dia de orações pela vocação consagrada e também o domingo dedicado ao Dízimo.
        Na Celebração Eucarística presidida pelo Padre Mauro e auxiliado pelo Diácono Adelson, este começou a  homilia lembrando que o mês de agosto é dedicado a todas as vocações: ao sacerdócio, a vida familiar e a vida religiosa, e lembrou também que neste dia celebramos a Assunção de Nossa Senhora.
         A religiosa Irmã Emília, da Congregação Filhas da Caridade, nos deixou uma mensagem, onde nos disse o quanto que a liturgia deste domingo é rica e que vem nos mostrar que Deus se faz grande na fraqueza e nos humildes. Disse também que Maria foi acolhida plenamente no céu porque ela acolheu a proposta de Deus com seu “SIM” e assim também acontece com a vocação, que é um chamado e é preciso ouvir a resposta do coração,  é na família que se nasce todas as vocações. A vivência de uma vocação á vida consagrada é um projeto maior que requer obediência, pobreza e castidade. Lembrou ainda da experiência com a JMJ, onde a força está nos pequenos grupos dentro de nossas comunidades, em meio à grande massa havia pequenos grupos que sentiram verdadeiramente o chamado de Deus, independente da vocação é importante que estejamos juntos, unidos pela fé.










    Colaboração: Niuzeth e Valéria Mattos
    PASCOM - Paróquia São Sebastião

    segunda-feira, 19 de agosto de 2013

    JMJ tornando-se projeto de vida



    Dentro das propostas pós JMJ, aconteceu no último sábado, 17, no Centro de Pastoral Bom Pastor – Barbacena – uma reunião presidida por Padre Euder Canuto e Débora com a presença de alguns jovens que compuseram a delegação da Região Mariana Sul na JMJ Rio 2013. O objetivo foi apresentar ao Padre Luizmar Rocha – assessor regional da juventude – os jovens que foram ao Rio e que agora estão disponíveis para trabalhar em suas comunidades e paróquias.

    Num primeiro momento, cada jovem falou do que mais lhe tocou na JMJ e Padre Luizmar pediu a todos que refletissem sobre o que os motivou a ir à JMJ. A cada momento, as emoções da JMJ eram refletidas no olhar e nas palavras de cada um. Mas também o desejo de se fazer presente na Igreja, como discípulo renovado em Cristo. 

    Padre Luizmar levou todos a pensar sobre a motivação que os levou à JMJ e qual a motivação interna que faz com que cada um queira continuar seguindo na “jornada”. “É necessário que se tenha cuidado para que a JMJ não se perca no agito da vida, do cotidiano, e nos faça perder o foco nos nossos projetos de vida, dessa vivência de fé experimentada no evento”, dizia aos jovens. “Precisamos pedir a Deus para que a experiência da JMJ não morra, pois ela deve ser compartilhada na comunidade de fé, viver a experiência de Deus com todos os seus desafios no lugar onde Ele põe você”, concluiu. 

    Dentro da proposta de se seguir na “jornada”, chegou-se à conclusão que agora não é mais um grupo da Região Mariana Sul que esteve na JMJ e sim um grupo de líderes jovens que irão trabalhar com os jovens de suas comunidades. Para tal, Padre Luizmar agendou a próxima reunião, na qual será imprescindível a presença dos jovens não só da JMJ, mas também dos líderes dos trabalhos com juventude de toda a Região (EAC’s, EJC’s, SSVP, PJ’s, RCC etc). A reunião será dia 31 de agosto, sábado, de 9h às 12h, no Centro de Pastoral Bom Pastor, Barbacena. Mais informações com Débora pelo email deboramatosireno@yahoo.com.br

    Débora Ireno Dias - PASCOM - Paróquia São Sebastião