segunda-feira, 30 de maio de 2016

COMEMORAÇÃO DOS 173 ANOS DA IAM

Criada na França no dia 19 de maio de 1843, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completa, este ano, 173 anos de fundação. Para marcar essa data, neste domingo, 29 de maio, a IAM em todo o Brasil, foi celebrada a sua 4ª Jornada Nacional, iniciativa que já vem sendo realizada em vários países aonde a obra se faz presente.
No Brasil, a Obra conta com mais de 30 mil grupos e a Jornada Nacional deverá acontecer nas dioceses e paróquias com uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes durante a Coroação de Nossa Senhora, entrega do lencinho e do escudo da IAM e a coleta do cofrinho com a oferta das crianças. Para melhor motivar a Jornada, o secretariado nacional da IAM, em Brasília (DF), confeccionou um cartaz, um roteiro para a celebração e orientação para envio do cofrinho missionário. 
Para comemorar a 4ª Jornada Nacional, a Infância, adolescência e Juventude Missionária da Paróquia de São Sebastião de Barbacena (IAJM), foram consagradas, ungidas e enviadas para a missão pelo Diácono Gilmar, durante a celebração da Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Cônego Tarcísio. Padre Daniel nos alegra também com a sua presença.
Para o secretário nacional da Pontifícia Obra da IAM, padre André Luiz de Negreiros, “celebrar a Jornada Nacional da IAM é endossar o carisma da Obra que dá indicativos de educar as crianças, adolescentes e jovens para o mundo que apresenta muitos desafios em suas realidades. Deus abençoe todos os grupos que se envolvem nesta linda experiência”.
“Com Jesus e Maria Missionário a cada dia”.







Ronaldo Sá


sábado, 28 de maio de 2016

PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

Após a celebração de Corpus Christi, todos os fieis saíram em cortejo pelas ruas do bairro da Matriz de São Sebastião, para expressar seu ato de fé e amor, caminhando junto com Jesus. Em cada rua enfeitada, podemos perceber a devoção do católicos. 







































Fotos: Valéria Mattos


SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI

Na amanhã desta quinta-feira, 25 de maio, celebramos na Paróquia de São Sebastião, a festa de Corpus Christi. A igreja nos convida a celebrar o dom precioso da vida de Jesus na Eucaristia, que é o sacramento do amor. Cônego Tarcísio em sua homilia nos faz relembrar do significado e da importância que este dia deve ter para o cristão. A celebração de Corpus Christi é o dia que nos faz colocar-nos em prostração diante da grandeza deste mistério eucarístico. É reconhecermos esta misericórdia que se estende de geração à geração perpetuando de Jesus, nosso Deus, em corpo , alma e divindade, presença real de Cristo que se faz vivendo para os peregrinos, filhos e filhas de Deus que caminham por este mundo com o coração voltado para Deus, com o coração pleno e total por este Deus. Todas as vezes que nos reunimos como família de Deus para celebrarmos a Santa Eucaristia, nós estamos celebrando este memorial da paixão. Jesus é Àquele que vem até nós para nos libertar da escravidão. Jesus é o novo Moisés, que nos conduz rumo à casa do Pai, por isso, João batista ao batizar Jesus, disse: " eis o cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo", palavras que até nos dias de hoje celebramos  e rezamos na santa missa. A Eucaristia que celebramos, é o memorial que se eterniza como uma nova aliança e é essa misericórdia infinita que Deus expressa para o seu povo. Jesus é oferecido no altar da cruz para que, através do seu sacrifício nós possamos experimentar a salvação.













Fotos: Valéria Mattos
Texto: Marciléa Oliveira