NOSSA HISTÓRIA

ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE A PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

Por Ladislau Ireno Filho

Origem do Bairro São Sebastião e da paróquia:

O nome do Bairro São Sebastião se deve ao fato de os moradores da região, na época, por volta de 1898, terem construído naquela região uma capelinha dedicada a São Sebastião, cujo tamanho foi aumentado com o passar do tempo. Por volta de 1955, já estando administrando a futura paróquia o saudoso Padre Joaquim Pessôa Machado, houve um incêndio provocado por um raio que quase destruiu a capela.

Funcionou como capela filial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade até o dia 8 de abril de 1956, quando tornou-se Matriz de São Sebastião, uma vez que a região foi elevada à categoria de Paróquia na referida data.

Durante a gestão de Padre Joaquim Pessôa Machado, o primeiro pároco de São Sebastião, houve a construção do salão paroquial, que foi solenemente inaugurado pelo referido pároco em 1960, com a intenção de funcionar como Matriz durante a construção da nova matriz que já estava sendo pensada.

Padre Joaquim, tendo adoecido por volta de 1959, teve a sucedê-lo em 19 de Dezembro de 1960, o Cônego Leandro de Carvalho Matheus, na época Padre.

Padre Leandro tão logo assumiu a paróquia, partiu para o projeto da nova matriz. E, alguns meses depois de sua posse, precisamente em 20 de maio de 1961, celebrando a missa de despedida na “antiga capela”, a qual foi demolida, com a ajuda do Nono Batalhão da PM, sob o comando do Cel. Scafuto em 21 de maio a 8 de junho de 1961, partiu para a construção da nova matriz, com campanhas financeiras sucessivas para tal projeto.

Em 15 de maio de 1963, precisamente, iniciou-se a abertura das caixas para os alicerces da nova matriz.

DADO CURIOSO: Durante o serviço de terraplanagem em agosto de 1961, veio à superfície do terreno da construção, aos pedaços, a imagem de São Sebastião, recuperada por Oswaldo Moura, em 1962. Após ter sofrido uma queda, a mesma foi  totalmente reconstituída pelo mestre Artigas, sendo solenemente benta, em 15 de maio de 1964, para veneração em nossos altares. É a que temos ao alto [agora ao lado direito do altar, por normas litúrgicas] sob o grande crucifixo, ao fundo, denominada “IMAGEM DESENTERRADA”. 

Na construção da nova matriz, foram realizadas com sucesso, campanhas que proporcionaram sua Solene Consagração em 19 de Janeiro de 1985, sendo Arcebispo de Mariana Dom Oscar de Oliveira e como Pároco, Cônego Leandro de Carvalho Matheus.

Resumindo: A PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO TEMPLO FOI LANÇADA EM 20 DE JANEIRO DE 1963, CULMINANDO COM O SEU TÉRMINO EM MAIO DE 1976, SENDO CONSAGRADO, COMO JÁ FOI DITO ACIMA, EM 19 DE DEZEMBRO DE 1985.

DADOS IMPORTANTES: 
Em 20 de janeiro de 1963 foi colocado o primeiro tijolo da nova matriz e a 30 de janeiro de 1964, já existia a laje da sacristia terminada.

A paróquia tinha sob sua responsabilidade as capelas de Santo Antonio, Serrão e Bananal, nas proximidades de Barroso, São Pedro dos Passarinhos, Nossa Senhora das Graças, depois tendo como capelão, padre José Alvim barroso, sucedendo a outros. Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, São Pio X, no Bairro João Paulo II, dentre outras. Algumas já se tornaram paróquias. Além das citadas, São Domingos de Gusmão no Bairro Diniz II e Nossa Senhora Auxiliadora no Bairro dos Funcionários e Santo Expedito no Bairro Floresta.

Durante a bela caminhada desta porção do Povo de Deus da Paróquia de São Sebastião de Barbacena, a paróquia teve, além dos referidos párocos, a cooperação do Revmo. Sr. MONSENHOR MÁRIO QUINTÃO, pároco de Nossa Senhora da Piedade, a qual esteve sujeita a paróquia de São Sebastião como capela filial,  PADRE  SYMFHRONIO AUGUSTO DE CASTRO, que ajudava na capela de Santo Antonio, dentre outras atividades sacerdotais e professor em Barbacena. PADRE JOSÉ ALVIM BARROSO, que atendia como capelão na capela de Nossa Senhora das Graças, na Assistência, hoje Fhemig, que mais tarde se tornou pároco de Nossa Senhora da Piedade. PADRE JOSÉ PINHEIRO DA CUNHA, que era auxiliar também no São José. PADRES WALDEMAR RIBEIRO, ANTÔNIO VIÇOSO, SEBASTIÃO MENDES, JOSÉ EUDES, ARMANDO, ROGÉRIO (HOJE EM CIPOTÂNIA), PADRE MOZART PEREIRA, ALVIM VALÉRIO, PADRE JAIME, CONEGO EUSTÁQUIO E PADRE WANDER E OUTROS. TAMBÉM FORAM MUITO SOLIDÁRIOS NA CAMINHADA DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO, OS PADRES SALESIANOS DE BARBACENA.


Fotos do Início da Construção da Matriz de São Sebastião