sábado, 15 de setembro de 2012

Mais de 3 mil acompanham a ordenação episcopal de dom José Eudes


    

      Logo nas primeiras horas da manhã a cidade de Barbacena recebia as caravanas trazendo fiéis de várias regiões da Arquidiocese de Mariana, assim como as dezenas de ônibus e vans que vieram da Diocese de Leopoldina (MG), pessoas que, com grande entusiasmo, acompanharam a celebração de ordenação episcopal do monsenhor José Eudes Campos do Nascimento.
     O Santuário de Nossa Senhora da Piedade se tornou o grande altar deste momento ímpar para a Igreja Particular de Mariana. Vários diáconos e centenas de padres, mais de 200, se somaram à grande multidão, reunida em praça pública.
     No meio da multidão, monsenhor Eudes saudava a todos durante procissão de entrada. Com grande sorriso no rosto e através de acenos positivos, era visível tamanha emoção vivida naquele momento.
     “É com grande alegria e gratidão a Deus que a Arquidiocese de Mariana oferece para ser o pastor da Igreja Particular de Loopoldina monsenhor José Eudes Campos do Nascimento”, foram com estas palavras que dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo metropolitano de Mariana, iniciou a celebração. Dom Geraldo, ordenante principal, dividiu o altar com os outros dois consagrantes, dom Gil Antônio Moreira (arcebispo de Juiz de Fora) e dom Francisco Barroso Filho (bispo emérito de Oliveira).
    Durante sua homilia, dom Geraldo proferiu algumas palavras ao monsenhor, inicialmente, fazendo referências ao lema episcopal escolhido pelo novo bispo. “Amados irmãos presbíteros e diáconos, religiosos, seminaristas, vocacionados, familiares do monsenhor Eudes, queridos irmãos em Cristo Jesus. Estimado monsenhor José Eudes. Nesta festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Barbacena e de Minas Gerais, você colocou no seu brasão episcopal o coração de Maria transpassado pela espada. Sem dúvida, há uma dupla alusão a Barbacena e a Leopoldina. Contemplando o coração aberto de Jesus, o coração transpassado pela espada de Maria, você possa realizar plenamente o lema que escolheu para o seu episcopado: ‘Servus in Charitate’. Que você possa servir no amor. Que você possa ser servidor no amor”, disse o arcebispo.
     “Lembre-se que o episcopado é um serviço e não uma honra. O bispo deve se distinguir-se mais pelo serviço prestado do que pela honraria. Pregue a palavra de Deus, quer agrade, quer desagrade. Na Igreja de Leopoldina que lhe é confiada, distribua com prudência os mistérios de Cristo. Lembre-se sempre do bom pastor, que conhece as suas ovelhas e que não hesitou em dar sua vida para o rebanho. Ame todos aqueles que Deus o confiou, principalmente os presbíteros e os diáconos e também os pobres, os doentes, os pequenos, os abandonados, os que sofrem. Mostre um zelo incansável pelos que ainda não pertencem ao rebanho de Cristo. Não esqueça que você fará parte do colégio dos bispos no seio da Igreja Universal. Estenda sua solicitude pastoral a todas as comunidades cristã, sempre disposto a ajudar as mais necessitadas”, foram algumas palavras de dom Geraldo dirigidas ao monsenhor durante sua homilia.
     Logo em seguida, ocorreu o rito de sagração do monsenhor Eudes sendo, então, ordenado bispo. Instante esse de grande emoção quando o novo bispo foi ovacionado pelas mais de 3 mil pessoas que deixavam repleta a praça diante do Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Dom Eudes
     Caminhando para o final da celebração, dom José Eudes dirigiu palavras de agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram e continuam colaborando na sua vida religiosa. Fraternos foram os agradecimentos direcionados, de forma especial, ao arcebispo metropolitano de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, e aos demais presbíteros e diáconos da arquidiocese.
     “A presença de vocês me conforta. Peço que me ajudem a ser realmente um bispo conforme o coração de Jesus Cristo, o bom pastor. Aos queridos irmão presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Mariana os meus mais sinceros agradecimentos. Obrigado pela amizade, pelo testemunho de dedicação ao reino de Deus. Pelo exemplo de vivência ministerial. Levarei todos vocês no meu coração. Peço-lhes que continuem rezando por mim, para que eu possa colocar em prática muitas das lições aprendidas aqui nessa querida arquidiocese”, disse dom Eudes.
    “Às paróquias que desempenhei minhas funções ao longo dos anos, o meu muito obrigado ao povo de Deus. Com vocês eu aprendi o que é ser padre”, prosseguiu o bispo ainda lembrando de sua passagem pelo Seminário Arquidiocesano, de maneira especial aos seminaristas e formadores das quatro casas de formação. “Obrigado pela amizade, pela confiança e pela oportunidade de renovar o meu ‘sim’ a Deus”, prosseguiu o bispo.
     Dom Eudes também lembrou dos Salesianos. “Não poderia me esquecer da família Salesiana. O Senhor colocou-me nesse mundo para os outros. E foi ali, que trilhei os meus primeiros passos, rumo ao sacerdócio. Agradeço aos demais religiosos e religiosas aqui presentes”.
     “Como não mencionar a minha querida família. Aos meus familiares, especialmente à minha querida mãe, Virgínia, e aos meus irmãos e irmãs, o meu muito obrigado pelo apoio e incentivo. Faço memória ao meu pai, ao senhor João, que se encontra junto de Deus. Peço a ele que seja meu intercessor para que posso cumprir essa missão que a Igreja me confia”, continuou dom Eudes ainda mais emocionado.
     Na sequência, o bispo fez menção honrosa ao saudoso dom Luciano Mendes de Almeida. “Tive a graça de ser ordenado diácono e presbítero por ele. A ele, santo no coração do povo, dirijo o meu muito obrigado! Dom Luciano, peço que ocupe um lugar muito especial no meu coração e que interceda junto a Deus para que eu possa ser um verdadeiro pastor, seguindo seus exemplos”.
     Dom José Eudes também não se esqueceu das paróquias de Barbacena que preparam com total dedicação esse importante momento de sua vida. “Agradecimento às paróquias de Barbacena que organizaram esse grande evento eclesial. Nada disso seria possível sem o apoio incondicional dos meus queridos irmãos diáconos, presbíteros e leigos das paróquias dessa cidade”. E, ao povo de Leopoldina disse: “Agradeço essa presença numerosa do povo de Deus da querida diocese de Leopoldina. A Presença de vocês me faz ter conforto espiritual. Quero entrar na fileira dos grandes homens e mulheres, de ontem e de hoje, que ornaram e ornam a Igreja Particular de Leopoldina. Para mim, o bispo não é o ser humano extraordinário, entendo o bispo como alguém que, com suas virtudes próprias, vai contando com a colaboração dos demais. Peço ao clero e ao povo de Deus da querida Diocese de Leopoldina: rezem por mim”.
     “Enfim, agradeço a todos os irmãos e irmãs aqui presentes, que de algum modo fazem parte da minha vida. Continuem rezando com perseverança por mim. A todos vocês, mais de perto e mais distante, meu afetuoso abraço e minha bênção episcopal. Muito obrigado a todos!”, concluiu o novo bispo.
     Também estiveram presentes na celebração dom Célio de Oliveira Goulart, bispo de São João Del-Rei (MG); dom José Francisco Rezende Dias, bispo de Duque de Caxias (RJ); dom José Belvino do Nascimento, bispo emérito de Divinópolis (MG); dom Aloísio Hilário de Pinho, bispo emérito de Jataí (GO), dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e dom Frei Dario Campos, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), além de autoridades civis, amigos e familiares de dom Eudes.
     Há 28 anos a Igreja Particular de Mariana vivia igual momento quando, no dia 19 de março de 1984, era ordenado bispo, na cidade de Ouro Preto, dom Francisco Barroso Filho. Após longa data, toda a Arquidiocese de Mariana revive momentos de grande emoção, marcados pela fé, durante Celebração Eucarística realizada na manhã deste sábado, 15, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena.
Primeira missa
     Logo mais, a partir das 16 horas, dom José Eudes, então bispo da Diocese de Leopoldina, presidirá sua primeira missa como bispo, dentro das festividades em honra a Padroeira de Barbacena e de Minas Gerais, no mesmo Santuário onde foi ordenado.
Sua posse canônica será realizada no próximo dia 30, às 16 horas, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, quando também é esperada uma grande celebração para acolher o novo bispo.
                                                            Fonte: www.arqmariana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM