segunda-feira, 26 de março de 2012

Conselho Missionário do Seminário (COMISE) se prepara para a missão na Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto


Os membros do COMISE (Conselho Missionário do Seminário) de nossa Arquidiocese já estão se preparando para mais uma semana missionária. Aconteceu, no dia 21 de março, nas dependências da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM), uma reunião com o intuito de dar passos significativos na preparação da Semana Missionária 2012, que acontecerá na paróquia de Santa Efigênia, entre os dias 23 a 29 de junho, em Ouro Preto. Estiveram presentes os membros do COMISE; o reitor do seminário, Pe. Lauro Versiani; o pároco e o vigário da respectiva paróquia, Pe. José Eudes e Pe. Edmar José e os seminaristas que ali desenvolvem o estágio pastoral.
Nesta reunião, foram discutidas questões referentes à temática da missão, à programação das atividades missionárias, ao material que será utilizado na missão e à possível formação de um grupo para visitar as várias instituições presentes no território da paróquia. Pe. José Eudes fez questão de ressaltar que deseja que esta experiência missionária seja uma oportunidade de encontro com uma outra realidade presente em Ouro Preto, de um povo que vive na periferia do “glamour histórico” da cidade e que se destaca pelo engajamento nas várias pastorais e movimentos.
Sobre o tema da missão, buscou-se ressaltar o caráter da missionariedade da Igreja e do seu serviço à vida, sobretudo dos irmãos e irmãs que se encontram na periferia da fé, para lhes testemunhar o amor de Deus. Sendo assim, optou-se pelo tema “Igreja em missão a serviço da vida” e pelo lema “Testemunhando o amor de Deus àqueles que vivem afastados da fé, sem alegria e esperança”.
Com relação à programação, ficou decidido que os dias serão tematizados, buscando colocar em prática o que é proposto pelo PAE em termos de atividade missionária para este ano de 2012. Foi sugerido que pela manhã, antes de iniciar os trabalhos de visita, aconteça um breve momento de oração com os membros da equipe visitadora; em seguida dá-se início ao trabalho de visita às famílias; no período da noite foi proposto que seja reservado para as celebrações e encontros formativos, de acordo com a realidade local.
No que se refere ao material da missão, a equipe está montando um pequeno livro com sugestões de orações, textos bíblicos, músicas e reflexões temáticas para auxiliar no serviço missionário. No que diz respeito à formação de um grupo para visitar, exclusivamente, as instituições, os participantes da reunião viram como positivo, no entanto, a sugestão é que se faça um levantamento dos números de instituições a serem visitadas e o número de membros que comporão este grupo.
            Outros assuntos também entraram em pauta, como por exemplo, a sugestão de se preparar, não só através das informações sobre a missão, mas dar uma formação missionária para as pessoas que acompanharão os seminaristas na missão e a proposta de se oferecer um momento de espiritualidade no seminário em vista da missão. Na oportunidade, foi apresentado o blog do COMISE (http://comisemariana.blogspot.com.br) e o perfil no Facebook: (http://www.facebook.com/comisemariana). Acesse-os e saiba mais sobre o COMISE.





Escrito pelo seminarista Alex Martins de Freitas - Membro do COMISE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM