sexta-feira, 2 de março de 2012

“Que a saúde se difunda sobre a terra”


Campanha da Fraternidade - 2012

O tabagismo é a principal causa evitável de morte no mundo. È incontestável a associação entre o cigarro com suas mais de quatro mil substâncias tóxicas e os vários tipos de câncer, bem como diversas moléstias, por exemplo: derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, problemas de circulação, úlceras, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose, infecções no ouvido. Segundo a Organização Pan- Americana da Saúde, 90% dos casos de câncer de pulmão estão associados ao tabagismo (parágrafo 82 do Manual da CF- 2012).
A organização Mundial da Saúde afirma que o tabagismo, no Brasil, ainda mata cerca de 200 mil pessoas por ano. (parágrafo 83 do manual da CF- 2012).
A prática regular de exercícios físicos está longe de fazer parte da rotina dos brasileiros. Em 2008, somente 10,2% da população com 14 anos ou mais tinha uma atividade física regular.  De acordo com dados, 14, 2% da população adulta não praticam nenhuma atividade física, nem durante o tempo de lazer nem pra ir ao trabalho (parágrafo 82 do Manual da CF-2012).
O crescimento do número de pessoas com sobrepeso e obesas, em um curto período, é uma tendência e constitui um desafio mundial a ser enfrentado. ... A projeção para 2015 é ainda mais pessimista: 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos, indicando aumento de 75% nos casos de obesidade em  10 anos(parágrafo 86 do Manual da CF- 2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM