quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SEGUNDO DIA DA NOVENA


No segundo dia da novena, a matriz de São Sebastião ficou, novamente, repleta de fiéis. Refletindo sobre o tema “a Igreja profética é contra a exclusão e a violência”, padre Euder, na homilia da missa das 8 horas, destacou a atitude profética de Jesus como um forte instrumento de integração social: “A cura do leproso é mais do que uma cura física; trata-se, sobretudo de um processo de reintegração social e restauração da dignidade (Mc 1, 40-45). Se tivermos a mesma atitude profética de Jesus, acolheremos e seremos acolhidos vivendo, assim, o que Ele mesmo nos pediu”. Ao final de sua homilia, padre Euder ressaltou que “a Igreja só é verdadeiramente de Jesus Cristo quando exerce a sua missão profética: se colocando totalmente contra todo tipo de exclusão”.
Já na missa solene das 19:30 horas, padre Valter Magno de Carvalho – Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Sul – após saudar os padres Mauro e Euder, o diácono Orlando e os seminaristas presentes, bem como dizer da alegria de mais uma vez estar na Paróquia São Sebastião, iniciou a sua homilia dizendo que “pela graça do Batismo, o Senhor nos confia a missão de sermos profetas” e que “por isso, devemos lutar contra todo tipo de injustiça e mostrarmos que ser profeta é, muitas vezes, ser diferente da maioria”.
De acordo com padre Valter, a família deve ser um marco sólido a partir do qual cada cristão comece a exercer a sua missão profética para poder dar testemunho neste mundo: “no evangelho a pouco proclamado (Mc 1, 40-45), ouvimos o relato em que Jesus teve compaixão do leproso”. Padre Valter perguntou: “na sociedade atual quem são os leprosos (os excluídos)?” e ressaltou que “se quisermos seguir verdadeiramente a Cristo, devemos ser sinais da sua presença no mundo, a começar pelas nossas famílias. Assim poderemos pregar um mundo sem exclusões”.
Ao final, foi lembrado ainda que esta Igreja profética da qual se fala não está pronta pelo fato de ser composta por seres humanos: “nós, por causa dos nossos preconceitos, também excluímos: deixamos de ver no rosto do excluído o rosto de Jesus. Muitas vezes condenamos atos de exclusão nas teorias e, na prática, excluímos. É por isso que a Igreja profética ainda não está pronta: porque precisamos, a cada dia, de nos converter. Que o Senhor nos ajude, por intercessão de São Sebastião, a sermos verdadeiros profetas, acolhendo a todos como irmãos e fazendo crescer no mundo a paz e a concórdia”, finalizou padre Valter.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer do fundo de meu coração a todos da paróquia de São Sebastião onde tenho imenso carinho!,é gostaria também agradecer ao Pe.Mauro que e como um pai pra todas as pessoas que necesitam de sua atenção,e seus cuidados, que assim como Cristo olha para os mais necessitados e os cuida com imenso amor e carinho o Pe. Mauro assim segue seus encinamentos!

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM