sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TERCEIRO DIA DA NOVENA





Nesta sexta-feira, 13, a Paróquia São Sebastião vivenciou o terceiro dia da novena preparatória para a festa do seu padroeiro. Sobre o tema “A Igreja, comunidade eclesial, é casa e escola de comunhão”, padre Euder destacou, no início de sua homilia, na missa das 8 horas, que a expressão “casa e escola de comunhão” foi usada pelo saudoso Papa João Paulo II para dizer que todos devem se sentir iguais e acolhidos pelo mesmo Deus. Afinal, dizia padre Euder, “se não nos sentirmos em casa, algo de errado está acontecendo”. Padre Euder também fez referência à passagem do Evangelho (Mc 2 1-12) dizendo que “assim como um grupo de pessoas ajudou o paralítico a se encontrar com Jesus, seria muito bom se, como Igreja Missionária, todos ajudássemos o próximo a se aproximar de Jesus”. Ao final de sua homilia, o convite feito por padre Euder à comunidade presente foi o de que “jamais desistamos de Deus e que sempre busquemos resgatar as pessoas oferecendo-lhes Jesus Cristo”.
Já a homilia da missa solene das 19:30 horas foi iniciada pelo presidente da Celebração Eucarística, padre Mauro, com um reconhecimento de que a Paróquia São Sebastião vem se empenhando para ser, cada vez mais, uma escola de comunhão: “A Igreja não deve ser entendida como um lugar de muitas pessoas, mas como uma casa de comunhão, ou seja, um lugar onde todos se unam para que a obra de Jesus Cristo aconteça. Nós da Paróquia São Sebastião já estamos e devemos continuar nos empenhando para que isso aconteça cada vez mais na nossa vida paroquial”.
Padre Mauro citou o Documento de Aparecida para dizer que “é na Igreja que formamos discípulos e que não há discipulado sem comunhão”, e continuou dizendo que “na vida da Igreja, nenhuma pastoral pode se achar superior à outra, assim como nenhum agente também pode ser achar mais útil do que os demais; por isso, nem todas as pessoas têm vocação para viver em comunidade”. Citou ainda a proposta do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) para dizer da responsabilidade e da missão de cada agente de pastoral na vida da Igreja: “o Projeto Arquidiocesano de Evangelização fala que o coordenador não é aquele que faz por dez, mas aquele que faz com os dez. Neste sentido, cada um de nós devemos nos colocar a serviço do bem comum e aceitarmos a proposta de evangelização de nossa Arquidiocese, trabalhando por meio dos conselhos pastorais a fim de que a responsabilidade, tanto dos nossos acertos quanto dos nossos erros, seja assumida pelo grupo e não apenas pelo padre. “Assim – continuou padre Mauro – podemos afirmar, sem medo, que a Igreja que atrai os afastados é a Igreja que sabe viver em comunhão. Que a novena de São Sebastião aumente em nós o desejo de sermos uma Igreja diferente: acolhedora, solidária, uma ‘casa de todos e uma escola de comunhão’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM