segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”



Dia 28 de janeiro, quando a Igreja celebra a vida de São Tomás de Aquino, na Matriz de São Sebastião, Barbacena, o Diácono Orlando Abreu entregava sua vida à Deus através do sacramento do sacerdócio. Participarem da liturgia seus pais, Maria e Osvaldo Abreu, seus irmãos, cunhadas e sobrinhos, padres de Barbacena e região, padres e missionários da Congregação do Verbo Divino e leigos vindos de diversas partes da região Sudeste. 
Diácono Orlando, agora Padre Orlando Abreu, congregado dos Missionários do Verbo Divino, recebeu o sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom José Luiz Bertanha, bispo da Diocese de Registro/SP.  Ao ser chamado para se apresentar perante o Bispo e a assembleia, Diácono Orlando respondeu “presente e Viva Jesus”, numa referência à saudação dos confrades vicentinos. 
Antes da homilia, duas pessoas foram dar testemunho sobre a vida do Padre Orlando, falando sobre sua atuação desde a infância e adolescência na catequese – palavras de Dona Guilhermina – e na sua vida de confrade vicentino, na Conferência de Antônio Frederico Ozanan, da qual participou por 11 anos, até ingressar no seminário – palavras de Dona Imaculada. 
Na homilia, Dom José enalteceu a vida missionária assumida por Orlando desde sua mocidade. Enalteceu o trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo na ajuda e auxílio aos mais necessitados – vida em missão. Numa referência ao evangelho de Jo, 15, 16 – “não foste vós que me escolhestes e sim eu que vos escolhi”, Dom José falou diretamente ao ainda Diácono Orlando do chamado de Deus em sua vida e do quanto ele se dispôs a ser missionário, trabalhando em missões dentro e fora do Brasil. Após a homilia, começou o rito sacramental, onde, após responder a várias perguntas, o Diácono Orlando foi declarado Padre, Sacerdote para sempre. Todos os padres presentes impuseram suas mãos também sobre o Padre Orlando, e o abraçaram como quem abraça um irmão mais novo, acolhendo-o junto ao Clero. 
A assembleia ali reunida ovacionou Padre Orlando e, num gesto de carinho e fé, orou pela sua vocação, pela missão agora assumida em sua vida. 
Um dos momentos mais emocionantes foi o abraço dos seus familiares, quando seus irmãos se ajoelharam e, num gesto alegre, pegaram Padre Orlando no colo. Brincadeira de crianças, grandes crianças! 
Ao final da celebração, Padre Orlando fez seu agradecimento. Falou da sua família, dos amigos, da Sociedade de São Vicente de Paulo e dos amigos missionários. Agradeceu a presença de todos em sua vida e naquele momento especial de celebração. Após, abençoou a todos. 
Barbacena ganhou um novo sacerdote. E continuamos orando, pedindo a Deus para que novas vocações surjam entre nossos jovens. E que os vocacionados e seminaristas tenham fortaleza na fé para continuarem trilhando os caminhos certos até o sacerdócio.

Débora Ireno

Um comentário:

  1. Obrigado caríssima amiga por sua ajuda, por suas palavras e pela notícia redigida por você e publicada neste espaço. Deus te abençoe! Pe. Orlando, SVD.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM