domingo, 15 de janeiro de 2012

QUINTO DIA DA NOVENA





Emoção e alegria marcaram o quinto dia da novena em honra a São Sebastião. Às 9 horas, aconteceu a primeira missa do dia, presidida pelo padre Mauro Lúcio que iniciou a sua homilia usando uma imagem de vida real para dizer sobre a importância de uma verdadeira amizade com Deus: “quando um amigo chega na nossa casa para nos fazer uma visita e nós reconhecemos a sua voz, rapidamente o convidamos a entrar dizendo-lhe algo do tipo ‘seja bem vindo’. No Evangelho de hoje – continuou padre Mauro –, vimos que bastou Pedro e André reconhecerem a voz de Jesus (Jo 1, 35-42) para eles se tornarem amigos. Que nós saibamos escutar a voz de Deus, pelas nossas orações, a fim de que, assim, a nossa amizade com Ele se fortaleça, a cada dia”. Com relação ao tema “A Igreja, na festa da partilha, é missionária”, padre Mauro destacou que “ser missionário não é apenas sair de casa em casa ou mudar de cidade ou de país. Ser missionário é partilhar os seus dons”, finalizou.
A missa solene das 19:30 horas, presidida pelo padre Edmar José da Silva – Diretor da Comunidade de Filosofia do Seminário Arquidiocesano São José de Mariana – e concelebrada pelo padre Mauro e pelo diácono Orlando, contou com a presença de mais de 1000 fiéis. A homilia foi dividida, basicamente, em duas partes, sendo a primeira parte uma catequese sobre a beleza da devoção aos santos e a segunda uma pequena palavra sobre o tema do dia.
Ao iniciar, padre Edmar apontou, claramente, o lugar dos santos na devoção da Igreja: “nós, cristãos, adoramos a Deus sobre todas as coisas porque é Ele quem dá sentido à nossa vida. Mas Deus reserva em seu coração um lugar especial para as pessoas que fizeram a sua vontade e não quiseram ocupar o seu lugar; por isso, o nosso coração guarda admiração pelos santos a começar por Maria, o maior modelo de santidade que conhecemos. Portanto, a nossa devoção aos santos deve nos aproximar de Deus, a maior referência da nossa fé”.
Padre Edmar explicou, também, o sentido das imagens: “na Bíblia, existem, sim, textos que proíbem a criação de imagens, assim como existem, também, textos em que Deus pede a criação de imagens. A proibição de imagens, na Bíblia, se deve ao fato de as pessoas pensarem que as imagens eram Deus”, afirmou.
Referindo-se ao tema do dia, padre Edmar motivou a assembleia presente a compreender o verdadeiro significado da palavra “missionário”: “antigamente, missão era compreendida como um privilégio espiritual restrito aos padres. Após o Concílio Vaticano II – ressaltou – a Igreja entende que toda pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo deve ser missionária, isto é, anunciar Jesus Cristo a todas as pessoas. Por isso, missionário não é, simplesmente, aquele que sai de um lugar para outro e sim aquele que trabalha pelo anúncio de Jesus Cristo no lugar onde Deus o colocar”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM