quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PRIMEIRO DIA DA NOVENA




























Centenas de pessoas participaram, na noite desta quarta-feira (11), da missa solene que abriu a novena em honra a São Sebastião.
Após o agradecimento aos concelebrantes, padre Mauro e padre Euder, pelo convite a ele feito para a presidência da Celebração Eucarística, padre Anderson José do Nascimento – administrador paroquial da Paróquia Bom Pastor de Barbacena – iniciou a sua homilia levando a assembleia a refletir sobre a proposta da Liturgia da Palavra (1 Sm 3, 1-10), perguntando “qual o chamado de Deus para a vida de cada pessoa?”. “O chamado de Samuel – continuou – muito tem a ver com a nossa vida porque muitas vezes não conseguimos discernir a voz de Deus das outras vozes. Entretanto, Deus nos chama porque nos ama e, por isso, nenhum chamado humano pode ser mais forte do que um chamado de Deus”.
Com relação ao tema proposto para a meditação do primeiro dia da novena – “A Igreja tem como missão ir ao encontro dos afastados” –, padre Anderson ressaltou que a perda da identidade religiosa nos dias de hoje deve servir não como desânimo, mas como incentivo para que cada cristão faça a sua parte no cumprimento de sua missão: “há pouco tempo, muitos eram católicos; hoje, devido ao surgimento de outras denominações cristãs ou seitas, há um vasto afastamento da vida da Igreja. Por isso, a missão da Igreja não pode ser reservada apenas aos padres... Todos os leigos também são chamados à missão de ir ao encontro dos irmãos e irmãs”.
Padre Anderson concluiu a homilia com uma pequena síntese entre a Liturgia da Palavra, o tema da reflexão e a razão pela qual a novena acontece: “Ninguém pode fazer missão no lugar do outro. Cada um deve assumir a sua responsabilidade. Portanto, que a exemplo de São Sebastião, possamos dar tudo de nós para que o nosso batismo seja exercido no serviço missionário do encontro com os afastados”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM