domingo, 5 de agosto de 2012

Votar bem

     Para garantir a qualidade do voto, é preciso conhecer a história dos candidatos, o program que apresentam, a maneira como fazem a propaganda eleitoral, se gastam muito dinheiro, quem os financia, votar com liberdade, sem pressões. "Toda essa análise deve ser feita em comunidade, nunca isoladamente", ressalta Azevedo.
     Não se pode perder de vista o verdadeiro sentido da política: a busca do bem comum. " A partir desse horizonte, é preciso considerar o partido e também o perfil do candidato. Se não tiverem o bem comum como meta de ação, devem ser descartados", recorda Dom Werlang. Para isso, é preciso avaliar a história e a prática tanto do partido quanto do candidato, que precisa ser ficha limpa.
     Além disso, é preciso conhecer a função para a qual se elege o candidato, avaliando se ele tem competência para o cargo. Também é importante dominar o processo eleitoral, sabendo como funcionam as alianças, as coligações e o coeficiente eleitoral, que explica por que o candidato com menos votos for eleito e um com mais votos não, por exemplo.
     "Votar bem é votar em quem vai destinar os recursos públicos em favor do povo, especialmente dos setores mais necessitados", complementa o sociólogo Oliveira.
Dicas:
- votar sempre, pois não votar é uma omissão, e, quando não votamos, um candidato ruim ocupa o lugar de um bom candidato;
- votar com liberdade, pois na democracia somos livres para decidir;
- o voto é um direito e um dever do cidadão;
- não vender o voto;
- conhecer o candidato, sua história, as alianças políticas;
- conhecer os programas dos candidatos e estar atento às falsas promessas;
- votar com consciência, exigindo dos candidatos projetos consistentes e que visem ao presente e ao futuro da cidade;
- examinar quanto o candidato está gastando na campanha e não deixar se enganar pelas propagandas;
- acompanhar os eleitos. As eleições são o começo de um processo, e não o fim. Portanto, é dever dos cidadãos monitorar as ações políticas daqueles que forem eleitos.
Fonte: Nesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM