sábado, 28 de março de 2015

Domingo de Ramos marca o início das celebrações da Semana Santa

Com ramos nas mãos e espalhados pelo chão, além de gritos de Hosana, salve e exclamações de alegria, há quase dois mil anos, a população de Jerusalém recebia Jesus pelas ruas da cidade. Na tentativa de relembrar essa entrada triunfante de Jesus em Jerusalém dias antes da sua paixão e morte, os católicos celebram neste domingo o Domingo de Ramos, que abre as celebrações que culminarão na principal festa cristã, a Páscoa ou ressurreição de Cristo.


O Domingo de Ramos que também é o Domingo da Paixão do Senhor marca mesmo um momento de transformação, o início da Semana Santa. Jesus vai de Rei à condenado pelo povo. Os mesmo que o receberam com gritos de vivas, após a influência política e religiosa dos poderosos da época, clamaram por sua crucificação. Sendo assim, nas celebrações desse domingo a liturgia conta com dois evangelhos. “Antigamente eram festas separadas. Hoje, fazemos referência à entrada de Jesus em Jerusalém no momento da procissão e na hora da missa, o evangelho da paixão de Jesus”, explica o padre Daniel Ângelo Henriques. 

Da festa dos ramos fica também para os cristãos mais um exemplo da humildade de Jesus. “O Rei dos reis quebra os paradigmas ao nos fazer refletir sobre um novo reinado, onde a simplicidade e o serviço são colocados como características desse rei que entra triunfante em cima de jumentinho”, ressalta o padre Daniel.














 











Texto: Daniele Ribeiro
Fotos: Marciléa Oliveira/Bárbara Cabral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM