quinta-feira, 5 de março de 2015

QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO – EU VIM PARA SERVIR!

Cada momento de vida que nos é dado por Deus é uma oportunidade a mais para nos convertermos. A quaresma é um desses momentos que a Igreja, solidária com Cristo no deserto, nos convida pela prática do jejum, da oração e da caridade, a fazermos uma revisão de vida para a construção de um mundo mais humano e justo. Para nos ajudar, agrega a esse período litúrgico a Campanha da Fraternidade com um lema adequado aos problemas sociais que afetam o Brasil. Para 2015, o lema “Eu vim para servir” (Mc. 10,45), chama a nossa atenção para a situação injusta e vergonhosa que nos envolve. Grande parte da humanidade não tem acesso á água potável, assistência à saúde, à educação, à moradia, e passa fome. E o porquê dessa situação é a busca do ter mais que os outros, é a ganância institucionalizada, principalmente em nosso querido Brasil, enxovalhado por tantos escândalos que brada aos céus, clamando por justiça.

Será que essa situação que nos afeta é porque Deus está alheio aos nossos problemas? Claro que não! A natureza continua produzindo. Deus continua multiplicando os pães para a subsistência do homem e de todos os outros seres vivos. E com tantos avanços tecnológicos não é admissível essa situação de caos social no mundo. Com o problema hídrico no Brasil, vem o alerta: - É preciso economizar água! – Na verdade não é somente a água que deve ser economizada! Mas também muitas outras coisas. Há muito desperdício.  Como exemplo de economia, lembremos o milagre da multiplicação dos pães, narrado em São João, 6,12-13, quando Jesus, com cinco pães e dois peixes apenas, alimentou fartamente mais de cinco mil pessoas, mandando recolher as sobras, enchendo com elas doze cestos. Na verdade, há um consumo incontrolável dos recursos á nossa disposição. Da parte dos poderes públicos nem se fala! A gastança aliada à corrupção não tem limites. O atual momento exige de cada um de nós mudança de critérios. A filosofia do “ter mais e mais em vez do ser”, fruto do egoísmo, vai contaminando a todos. 

O lema da CF de 2015, “EU VIM PARA SERVIR”, em boa hora vem nos alertar e ao mesmo tempo despertar em cada um de nós o espírito altruístico do SERVIR, e não o de se servir desregradamente dos recursos à nossa disposição, em detrimento de irmãos nossos, para os quais quase nada sobra. Uns tem demais. Outros nada!

 Dias atrás nosso Papa Francisco, dirigindo-se à hierarquia da Igreja disse: -“Não fica bem aos membros da hierarquia da Igreja saírem por aí desfilando em carros zero e morando em palácios, vivendo como uma casta privilegiada, enquanto muitos nada possuem. Tal recomendação se estende a todos nós católicos. Não se restringe à hierarquia apenas. O cristão que na Terra não vive para servir, não chega ao Céu. Nosso Senhor deu-nos o exemplo de serviço lavando os pés dos apóstolos. Deu-nos também o exemplo de despojamento e renúncia quando disse:- As raposas têm suas covas, e as aves do céu tem seus ninhos, porém o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc. 10,58) - E após fazer tanto bem, serviu-nos de forma extrema morrendo na cruz para nos salvar. Eis o grande motivo para nossa reflexão durante a quaresma na preparação da Páscoa. Que amemos ao Senhor seguindo seu Evangelho, colocando-nos a serviço uns dos outros. Se cada cristão fizer a sua parte, o mundo será melhor. Que Deus nos ajude! Feliz Páscoa!
                                                                                                Ladislau Ireno


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM