terça-feira, 31 de março de 2015

GASTOS PASCAIS


Reprodução Internet

Assisti ao um programa diário na TV onde, em certo momento, a reportagem era sobre finanças. Nada mais atual nos dias dia hoje! O que me chamou a atenção foi a pergunta que o repórter fazia na rua aos entrevistados: “Quanto você pretende gastar na Páscoa deste ano?”, referindo à tradição de se presentear com chocolates e afins nesta festa.


Pus-me a pensar: será que esta turma sabe o real sentido desta festa religiosa? Será que a Páscoa, tal qual o Natal, acabou se reduzindo, para muitos, a uma festa de “presentes”? 


Resolvi mudar a pergunta e agora a faço para vocês e, principalmente, a mim mesma: “quanto tempo pretendo gastar na Páscoa deste ano, participando das celebrações que a Igreja propõe?”


Fui criada num seio católico, onde a Semana Santa não é feriado e sim, um momento para se retirar e se encontrar com Cristo, centro de nossa vida. Desde pequenas, eu e minha irmã fomos inseridas no contexto religioso onde, do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, vivenciávamos o real sentido da vida cristã. Assim, quando vejo alguém perguntando “o que você vai gastar na Páscoa” causa-me estranheza ao coração. Será que as pessoas pensam em gastar tempo também nas celebrações? Viajar e presentear com chocolates não é ruim. É até gostoso e eu também o faço. Mas deixar de lado a oportunidade de se viver a festa que mais nos coloca no centro de nossa fé cristã é algo não muito coerente com aqueles que se dizem cristãos.
 
Reprodução Internet

Que a Semana que hora se inicia seja Santa para todos, com celebrações que nos façam viver a dor e a alegria de sermos cristãos. Que o tempo gasto neste retiro seja a certeza de dias felizes e mais humanizados. E que o chocolate da Páscoa seja apenas mais uma forma de se experimentar a doçura que o Amor de Deus nos proporciona através da Ressurreição de Seu Filho, Jesus.

Débora Ireno Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM