segunda-feira, 2 de março de 2015

2º DOMINGO DA QUARESMA - COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO

Ontem, 2º domingo da quaresma, na missa das 9 horas,  Cônego Tarcísio nos revela o objetivo da liturgia da Igreja , ao nos oferecer para a reflexão o capítulo 9 do Evangelho de Marcos, onde relata o episódio da Transfiguração do Senhor e ressalta o belíssimo catequista, que tinha o grande desejo de revelar às comunidades quem é Jesus, sua identidade e fazer uma experiência de vida. E o celebrante nos  faz refletir, quem é Jesus para nós? Mesmo não sendo uma exclusividade da comunidade de Marcos, pois até Jesus já fez este questionamento aos seus. E nos esclarece o significado da Transfiguração, metamorfose, e no sentido espiritual, quer dizer, mudar de atitude, o jeito de ser, de agir e comportar, ou seja, conversão, mudança de vida. No contexto quaresmal, a Igreja quer nos provocar para a necessidade dessa mudança, e insiste neste apelo, por saber de nossas limitações e contingências humanas. E acrescenta: " Temos que estar dispostos a adentrar neste caminho de conversão, para ao chegar na semana santa, transformados em nosso coração, em nossa família, na sociedade e em comunidade. Na perspectiva de quem é Jesus, podemos concluir que é Aquele que vem cumprir a lei, ou seja, viver a plenitude da lei. Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, ao ficar translúcido, Jesus confirma seus discípulos na fé: " Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas , mas terá a luz da vida". Seguindo a proposta de Cristo devemos ser luz na vida do outro, deixar que ela transpareça em nós. E finalizando sua reflexão nos diz: "se abraçarmos de fato o caminho da conversão, a luz irá irradiar a nossa face e resplandecer ao nosso coração".











Marciléa Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM