quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PALAVRA DO PÁROCO - O ADVENTO

        O advento é o tempo no qual a Igreja se prepara para a vinda do Senhor e um tempo onde a Igreja nos chama a uma profunda espiritualidade voltada especialmente a alegria expectante, a vigília, a esperança, a pobreza e a conversão.
O advento como tempo litúrgico provavelmente se iniciou na Espanha em 380d.C com o Sínodo de Saragoça e tem uma simbologia muito rica. Como símbolos da Igreja adota uma coroa de ramos verdes que simbolizam a vida e a esperança, essa coroa é circular e seu formato simboliza a eternidade e a perfeição pois ela não tem começo nem fim, em algumas comunidades os cristãos inserem na coroa uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus para com os homens. Dentro da coroa há quatro velas, essa simbologia é iniciada com as velas apagadas que simbolizam os tempos de trevas e a cada semana uma vela é acesa e a luz se torna mais forte, simbolizando o Senhor que se aproxima.
A primeira vela é verde em sinal de esperança e vida, a segunda é vermelha simbolizando o amor de Deus que se manifesta no Senhor Jesus a roxa ou rosa manifesta a alegria da chegada e a branca a paz que Jesus nos trás.
Como exemplos humanos para o advento a Igreja nos propõem sempre João Batista e Maria, Nossa Senhora da expectação, ambos são exemplos da espera em Deus e são os que preparam a vinda do Salvador.
João Batista é um rosto mais severo, mais firme e exigente ele nos mostra que a graça de Deus é sanante e vem para perdoar nossos pecados e nos livrar de nossas misérias.
A virgem Maria nos traz a filiação divina no Senhor que entra no mundo através dela.
Nos católicos vivemos esse tempo de uma forma especial, na nossa fé há um conceito único no cristianismo de tempo sagrado e local sagrado. O local sagrado é aquele lugar santificado ao Senhor como nossas paroquias e comunidades é o tempo sagrado é o Kairós de Deus ou tempo oportuno, dos frutos maduros, do encontro com o Senhor que veio, que vem e que virá.
No advento certamente o Senhor ira te visitar, cuidado para que você de não deixe de reconhecer a visita de Deus a você. Santo Agostinho de Hipona dizia: “Eu tenho medo do Deus que passa”, na verdade ele tinha medo que não reconhecer a Deus quando o Senhor passasse por ele. Irmãos nesse advento sua casa é Belém e Jesus irá visita-lo. O Senhor nos visita das formas mais diversas, nos visita no sofrimento, no pobre, na oração na vigília e nas formas que menos esperamos. Nesse tempo sagrado, nesse momento oportuno Deus irá bater a sua porta e em você Ele ira querer fazer morada. A 2000 anos Maria, Nossa Senhora da expectação foi gravida a Belém na Judeia e recordo das terríveis palavras do evangelho naquele momento, o Evangelho diz “Não havia lugar para Ele”, que na sua casa não seja assim irmão, que Jesus encontre um lugar nela.
Fique atento, vigie, acorde mais cedo, reze, faça penitencia e clame a misericórdia de Deus.
São Máximo confessor dizia: “Os estúpidos clamam a misericórdia de Deus o dia todo e quando ela chega não a reconhecem” esteja atento a chegada do Senhor que veio a 2000 anos, que vem no seu dia a dia e que virá na parusia.
Advento é tempo de penitencia, porém é uma penitencia mais voltada para a vigília, a esperança que desesperando nos homens, espera em Deus nosso Senhor. Essa vigília é como se nos que temos fé estamos acordados, velando, esperando, enquanto o mundo que não tem fé dorme em espirito.
Precisamos exercitar a fé, sermos vigilantes, a fé gera a esperança, o esperar em Deus. A esperança é dom de Deus infuso no coração do homem, mas antes, devemos preparar o campo do nosso coração para que a esperança no Senhor gere bons frutos em nós.
Se una a sua paroquia, a sua comunidade ou grupo de oração, façam vigila, permanecem acordados como exorta São Pedro em sua primeira carta. Seja perseverantes aguardando a vinda do Senhor, animem uns aos outros e sejam firmes de coração seguindo o exemplo a Igreja, esposa do Senhor e dos Santos que vieram antes de vocês.
Deus vem nos visitar, estejamos atentos e prontos para sua visita. Vivam um santo advento, que Deus abençoe a todos. Maranata! Vem Senhor Jesus!




                                                                                                                      Cônego Tarcísio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM