sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

AO PADRE DANIEL COM CARINHO

O ano está se encerrando, em poucas horas um novo ano se desponta com 365 oportunidades em nossas vidas, mas antes de terminar queremos deixar aqui registrado o  nosso afeto e carinho por um padre especial, sorriso largo, de uma simpatia inconfundível, Padre Daniel! A Paroquia de São Sebastião agradece  por este tempo que esteve conosco. Sua alegria e simplicidade contagiou todos nós. Agradecemos a Deus por sua vida e seu sacerdócio. Sua missão de evangelizador e educador. Será sempre lembrado por todos nós.
Deus abençoe cada vez mais os seus projetos.Leve o nosso carinho,nosso abraço e gratidão.
Sua benção para todos nós!












segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

VÉSPERA DE NATAL

Foi com muita alegria e introspecção que a Comunidade de São Sebastião celebrou no dia 24 de dezembro a chegada do Menino Jesus entre nós. Fomos recebidos com as luzes apagadas para refletirmos nossa vida sem Jesus e a alegria de recebê-lo entre nós. Cônego Tarcísio nos levou a refletir sobre a importância de Jesus entre nós. 



















Marciléa Oliveira


SOLENIDADE DO NATAL DO SENHOR

As Comunidades da Paróquia de São Sebastião, celebraram neste domingo, 25 de dezembro a Solenidade do natal do Senhor, com Padre Arlindo. As crianças da catequese e jovens da comunidade  Nossa Senhora Auxiliadora abrilhantaram esta celebração.
Iniciando a celebração o celebrante pediu que todos orassem pelos irmãos do mundo inteiro,intensificando a oração inicial. Vamos contemplar a manifestação do amor de Deus.
Aconteceu a procissão com anjos trazendo o Menino Jesus, para colocá-lo no presépio. Na reflexão, os fiéis foram levados a compreensão da grande luz que faz crescer a alegria. A chegada do menino tão pequeno, frágil, seu nome é conselheiro admirável, que está no meio de nós.
O pai que tem o nosso futuro em suas mãos. Não precisamos ter medo. O amor de Deus é zeloso. Padre Arlindo exemplificou passagens bíblicas com o seu trabalho pelo mundo. As comunidades devem espalhar amor e contribuir para a salvação do seu povo. O coral das crianças foram para junto do padre Arlindo, após a procissão das rosas para ofertarem ao menino Jesus. O Menino Jesus foi retirado do presépio e conduzido pelo celebrante, para passar entre os fiéis.
Vamos viver como filhos e filhas de Deus através de uma convivência mais fraterna e solidária.















Comunidade Santo Expedito
Em sua homilia Padre Arlindo nos fala da importância de sermos luz no mundo: “Durante a historia, durante a vida da humanidade Deus nos falou de muitos modos, mas o modo mais perfeito que Deus nos fala, é através desse menino, Jesus, nosso Senhor e nosso Salvador. É na simplicidade do presépio e na pobreza da manjedoura que Deus esta nos falando neste Natal.
Quando temos fé e amor, quando buscamos a paz conseguimos perceber que atras da escuridão há beleza, porque Deus nos mostra essa beleza quando deixamos que nossa vida seja luz, luz para o próximo, luz para o mundo.
E é isso que Jesus veio fazer no meio de nós, veio mostrar que dentro de cada um tem uma luz, e todos somos chamados por Deus a ser luz, e para isso precisamos deixar a palavra de Deus nos iluminar.”







Eliane Martin / Gabriela Cabral


terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


Aproxima-se a festa do Natal. Para os que têm fé, Natal é a chegada feliz de Deus que vem a nosso encontro para nos fazer irmãos e nos ensinar os caminhos do bem. Veio na frieza da noite para acender em nós o fogo do amor e nos fazer irmãos. Veio pobre para nos dar a riqueza de Deus. Os anjos iluminaram a noite e trouxeram a mensagem do céu: “Nasceu hoje para vós o Salvador” (Lc 2, 10). Isto era o Natal…
Infelizmente hoje o Natal é festa comercial: vende-se muito e desperta-se a necessidade de comprar. A festa atual é do comércio. Perdeu-se o clima da reunião da família, em que as crianças se alegravam com seus pequenos presentes: bolas, bonecas, carrinhos. Tudo simples e familiar, recordando a chegada de Deus-Menino nos braços de Maria.
Entre as cenas tão lindas da chegada de Jesus, de que São Lucas nos dá noticia, uma tem especial sentido para as pessoas idosas. A lei mosaica determinava que o primogênito recém-nascido fosse levado ao templo de Jerusalém para ser resgatado por um casal de pombos. José e Maria levaram o Menino ao templo, cumprindo o preceito da lei antiga.
Ali, no momento da oferta, estava providencialmente presente um ancião a quem Deus prometera que haveria de contemplar, na altura de seus vividos anos, o esperado Salvador da humanidade. Por isto tomou nos braços cansados o Menino de quarenta dias e louvou a Deus por terem seus olhos tido a alegria de contemplar o rosto d'Aquele que era esperado já há séculos.
Sob a brancura dos cabelos, olhos úmidos de alegria incontida, os braços se erguem com a Criança e dos lábios brota o hino de ação de graças: “Agora podes deixar partir este teu servo porque meus olhos já cansados puderam contemplar nesta Criança a salvação que vem de Deus”.
É assim que se espera o Natal e assim que se celebra esta festa. É no encontro com o Salvador que sentimos a felicidade de nossa vida. Natal é festa de amor para todos: para os velhos cansados da vida, há um reconforto de esperança; para os adultos, a certeza da presença de Deus que veio para ficar conosco; para os jovens, uma ocasião para escolher certo o rumo de seus passos; para os que ainda vão nascer a alegria de ter Deus bem perto de suas vidas inocentes.
Restabelecer pois a verdade do Natal. Na azáfama das compras, não perder o sentido real da festa da chegada de Deus entre nós. Moços e velhos, crianças e adultos, temos de preparar-nos para este encontro de salvação, de alegria e de graça com o Menino que nos foi dado na noite de Belém.
Dom Benedicto de Ulhôa Vieira

Fonte: Blog Doutrina Católica


COMUNIDADE SÃO LUCAS

A comunidade de São Lucas às 18 horas do dia 17 de dezembro, iniciou a celebração eucarística do 4º domingo do Advento, presidida pelo padre Gilmar.
A quarta vela da coroa do Advento foi acesa pelo casal Manuel Lamas de Aquino que celebrou seus 90 anos de idade e a esposa senhora Estela Magalhães de Aquino. 
Na homilia Padre Gilmar descreveu com bastante firmeza as duas leituras e o evangelho, dando maior destaque sobre o sim de Maria a compreensão e o escutar Deus, e de José, o justo, a missão que é confiado a ele. A misericórdia de Deus agindo na salvação da humanidade. Jesus o Messias Salvador, o Emanuel, o Deus conosco. Encerrando a celebração foi entregue ao padre Gilmar um presente e os comprimentos aos aniversariantes. Paz de Jesus e um feliz Natal, muitas bençãos em 2017.



 



Erica Duarte



COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

Comunidade de Santo Expedito celebrou em 18/12 ,o 4º domingo do Advento. Celebração presidida pelo padre Gilmar.
Com a proximidade do natal, intensificamos para celebrar a vinda do salvador, que vem para nos salvar, iniciou padre Gilmar em sua reflexão. Somos pessoas, nação, queremos ver de Deus os sinais daquele que está no meio de nós. Ele está sempre atento ao sofrimento do seu povo.
Na 1ª leitura Isaías falou que não iria incomodar o Senhor, e que o sinal seria de uma virgem que conceberá e dará a luz . E seu nome seria Emanuel. Deus utiliza de sinais muito próximos, para que , compreendamos que ele não complica. Maria é a escolhida, porque confiou através do seu sim ao projeto de Deus. Devemos aprender com ela, mãe da esperança e da confiança. Com este advento, ela se torna mais próxima do mistério Pascal.
Padre Gilmar também ressaltou José, seus exemplos, senso de justiça e defensor das famílias.
Possamos nós  termos a graça de perceber os grandes sinais de Deus em nossas vidas.






Fotos: Kássia Ingrid
Texto: Eliane Martin