quinta-feira, 2 de março de 2017

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 /QUARTA - FEIRA DE CINZAS



 Na noite de ontem, 1º de março, a paróquia de São Sebastião celebrou a quarta-feira de cinzas e abertura da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como o tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). Na oportunidade também recebemos o novo Diácono, Márcio Henrique, que irá auxiliar Cônego Tarcísio, nas atividades paroquiais.
Em sua homilia Cônego Tarcísio refletiu a seguinte mensagem: " nós somos convidados a participarmos desta eucaristia, dando início a um tempo significativo na vida da igreja, a quaresma, e em nossa caminhada de fé como cristãos.
Receber as Cinzas, não é receber o perdão dos nossos pecados, mas para lembrar da necessidade da penitência e do aperfeiçoamento do nosso ser, porque somos pó, e ao pó retornaremos. As Cinzas são o sacramental para recordar nossa fragilidade, a nossa pequinês, e a necessidade que nós temos de reconduzir a nossa vida e mudar nossas atitudes para celebrarmos dignamente a Páscoa do Senhor. A celebração de hoje, nos exige um gesto de humildade, one nós, olhando para o nosso coração, percebamos a necessidade  que nós temos de um aperfeiçoamento  da nossa vida, de um crescimento na fé, de uma aproximação maior com deus. Como disse o profeta Joel na primeira leitura: " rasgai vossos corações e não as vossas vestes, é um apelo do profeta para olharmos para dentro de nós mesmos, de não termos um olhar de acusadores, de juízes uns dos outros, mas um olhar de humildade que nos faz refletir no espelho, a nossa vida, nossas palavras  e nossas atitudes, na perspectiva de conversão e transformação. A cinzas nada mais é que um lembrete da liturgia da igreja que nos revela, que nada somos sem Deus, com Deus, tudo podemos, sem Ele nada somos. E para uma caminhada quaresmal frutuosa, Jesus nos oferece três práticas quaresmais: Oração, Jejum, e a Esmola. A esmola é um convite para avaliarmos como é a minha relação com o próximo, como eu o acolho, sou capaz de perdoar? De amar? E fazer o bem? A caridade da esmola não está no ato de doar uma quantia e sim, deixar de falar mal dos outros, aceitar como ele é, rever a minha relação com a minha família e todos que me rodeiam. A oração é para repensarmos em nossa relação com Deus, até onde eu tenho espaço na minha vida para Deus, para a oração em família, estar diante do santíssimo sacramento, buscar Jesus na eucaristia, será realmente que o Cristo ocupa o primeiro lugar em minha vida?  E finaliza, o jejum nos ajuda a alimentar o nosso coração junto a deus, nos afastando das coisas materiais, das coisas do mundo, posso fazer jejum ao longo da quaresma, de várias coisas, são pequenos sacrifícios que nos ajuda a rever nossa vida e a pensar onde o nosso coração está preso. Eu devo fazer jejum buscando deixar o meu coração livre, com espaço para acolher os designos de Deus para que possam florir e frutificar!  Após a homilia, aconteceu a bênção e a imposição das cinzas nos fieis.












 Fotos: Eliane Martin
Texto: Marciléa Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM