terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

1º DOMINGO DA QUARESMA

A Paróquia de São Sebastião, celebrou nas comunidades o 1º Domingo da Quaresma.
Desde a quarta-feira de Cinzas a igreja deu inicio ao tempo da Quaresma, juntamente com a Campanha da Fraternidade que chama a atenção para alguma realidade social que precisa ser rezada, e discutida.
A Quarta-feira de Cinzas dá o tom para este entendimento da caminhada que a igreja nos propõe a fazer como cristãos e cristãs.
Ela nos lembra a necessidade da penitência, oração, jejum e caridade. Ao longo da Quaresma nos prepararemos para chegarmos à semana santa, onde poderemos celebrar com Cristo a sua vitória sobre a morte. Quaresma serão 40 dias de caminhada para descobrirmos em nossa vida alguma coisa para melhorar. Buscarmos junto de Deus a força para nos superar e sermos pessoas melhores, momento para aperfeiçoar o nosso ser. Qual seria a nossa escolha para resplandecer em nosso coração? As trevas do pecado ou a luz do Cristo ressuscitado ?
No Evangelho de Marcos, Jesus foi conduzido para o deserto pelo Espírito Santo. Passou 40 dias em jejum, orando e sofrendo tentações. Concretizou sua vida à vontade do Pai. A Quaresma é este tempo de deserto. Deserto na Bíblia significa tempo de silenciar a alma e escutar Deus .
Este caminho da Quaresma, pode ser comparado a um grande retiro espiritual, momento para nos retirarmos do tumulto, da agitação, tempo maior de oração.
O celebrante sugeriu à comunidade a reza do terço, por apenas 15 minutos diariamente antes de dormir ou seguir a seguinte escala: na segunda -feira rezar o terço, na terça-feira escolher um salmo para rezar, na quarta-feira visitar o Santíssimo Sacramento, na quinta-feira rezar o terço, de preferência na casa de um doente, na sexta-feira rezar a via-sacra e no sábado e domingo participar da missa. Executar essas ações durante as 4 semanas da Quaresma até chegar a semana santa. Compromisso com Jesus no altar, que escutou o coração da comunidade.
Que Deus nos abençoe e nos conceda a graça de vivermos bem este tempo de deserto, aprofundando nosso tempo de oração.
COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA








COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO






COMUNIDADE SÃO LUCAS






Fotos: Elaine Martin / Gislene Souza / Marciléa Oliveira
Texto: Eliane Martin




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM