segunda-feira, 30 de abril de 2018

IAM E PROJETO "DEVER DE CASA NA RUA"

A Infância  Adolescência e Juventude Missionaria (IAM), abraça a causa do Projeto "Dever de casa na rua " onde convidamos todas as crianças independente de escola, mas, que precisam fazer seus trabalhos tarefas e estudos para avaliações. Participem GRATUITAMENTE com acompanhamento de professores em seus estudos, este projeto está acontecendo todas às noites na  Rua Coronel Bueno Brandão,580, bairro São Sebastião para todas as crianças, adolescentes e jovens sejam bem vindos .



Colaboração: Cida Sá



RETIRO ESPIRITUAL DOS CATEQUIZANDOS DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO

Catequizandos da Matriz de São Sebastião participaram do Retiro Espiritual na manhã deste sábado, dia 28, no Sítio Magalhães, proporcionado pelos familiares e pela Catequese. Contaram com a participação do Grupo de canto da Paróquia,e jovens do EAC.
Grupo de Canto acolheu as crianças em ritmo de muita alegria. A palestrante Maria de Lourdes contou com a participação das crianças para o jogo da trilha, onde o caminho era falar do amor de Deus por nós, juntamente com Maria, José e o Espírito Santo. Refletia junto às crianças sobre Maria  e José em nossas vidas. O jogo culminou com a caça ao tesouro, onde as crianças que participando de uma dinâmica se deslocaram por diversos pontos do sítio para acharem o tesouro escondido que era a Bíblia.
Cônego Tarcísio iniciou a reflexão solicitando ajuda das crianças que prontamente aceitaram. O aprendizado foi adquirido pela Catequese, mas nesse retiro Cônego recapitulou o roteiro de uma celebração passo a passo com a participação das crianças. Ressaltou para os catequizandos,o comportamento correto,durante a missa. Junto com as catequistas, foi simulado o rito da Primeira comunhão.
Cônego Tarcísio também orientou sobre a Primeira confissão, que acontecerá no próximo sábado, falando sobre o exame de consciência e perdão. As Catequistas homenagearam os palestrantes .
Aconteceu o almoço,e posteriormente uma recreação. Ao retornarem para a Matriz, no final da tarde , os catequizandos foram surpreendidos pelos familiares, que os aguardavam com cartazes e em clima de emoção mostravam aos filhos a importância da Primeira Eucaristia que se aproxima.

































Eliane Martin




CATEQUESE DE INICIAÇÃO

Aconteceu nesta terça feira ás 19 horas no Salão paroquial de São Sebastião, a Palestra proferida pelo Psicólogo Dione Rodrigo Dias, sobre o tema: Moral do Amor: Afetividade e Sexualidade, iniciativa da Catequese de Iniciação Cristã de Adultos " Permanecei Comigo".





 Colaboração:Sueli Santos


quarta-feira, 25 de abril de 2018

NOVO ARCEBISPO DE MARIANA



A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana, apresentada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Geraldo Lyrio Rocha, tendo completado 75 anos. O Santo Padre nomeou Arcebispo de Mariana, Sua Excelência Reverendíssima Dom AIRTON JOSÉ DOS SANTOS, até agora Arcebispo Metropolitano de Campinas – SP.

Dom Airton é mineiro, nascido em Bom Repouso, na Arquidiocese de Pouso Alegre, aos 25 de junho de 1956. Cursou Filosofia na Faculdade do Ipiranga e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Tem mestrado em Direito Canônico obtido na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Pertencente ao Clero de Santo André – SP, Dom Airton foi ordenado Bispo Auxiliar dessa diocese, aos 02 de março de 2002. Em 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes – SP. Tomou posse como Arcebispo de Campinas – SP, aos 15 de fevereiro de 2012. Exerce as funções de Grão-Chanceler da PUC-Campinas. Entre outras atribuições, foi Secretário do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) e atualmente é Presidente do mesmo Regional. Foi também membro da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância.

Dom Geraldo exercerá a função de Administrador Apostólico até a posse canônica de Dom Airton, no próximo dia 23 de junho. A Arquidiocese de Mariana agradece a Dom Geraldo por seu serviço pastoral ao longo de quase 11 anos à frente desta porção do Rebanho de Cristo, dá as boas vindas a Dom Airton desejando-lhe feliz pastoreio nesta Igreja particular e invoca para ambos a abundância das bênçãos de Deus.
Texto retirado do site:http://www.arqmariana.com.br

terça-feira, 24 de abril de 2018

RETIRO DA CATEQUESE - COMUNIDADE SENHORA AUXILIADORA

Neste sábado dia 21 de abril aconteceu na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora o retiro das crianças da Catequese em preparação para a Primeira Comunhão Eucarística. Foram atendidas em Confissão pelo Cônego Tarcísio e participaram de momentos de oração, interação e confraternização encerrando com a participação na Santa Missa na Comunidade.Participaram também as crianças da catequese da Comunidade Santo Expedito.



Colaboração : Sueli



PRIMEIRA EUCARISTIA - COMUNIDADE SÃO LUCAS

Com muita alegria foram acolhidas as crianças da Catequese da Comunidade de São Lucas, no dia 22 de abril, que se prepararam para a Primeira Eucaristia. Cônego Tarcísio presidente desta celebração convidou as crianças, familiares para que juntos, em torno da mesa de comunhão, buscassem fazer desta missa , o comungar da Palavra e corpo de Jesus na Eucaristia.
Participação do coral do IAM e JM, que abrilhantaram a celebração.
O celebrante pediu a ajuda das crianças para fazerem a reflexão juntamente com ele. Ensinar para os adultos o que eles aprenderam na catequese. Dentre tantas respostas corretas as crianças foram aplaudidas pela comunidade. Destacou a 1ª leitura,.."a pedra que os pedreiros rejeitaram tornou se a pedra angular.” Explicou para as crianças os tipos de construções da época de Jesus. Comparou Jesus com esta pedra, dizendo que Jesus é o alicerce, fundamento de nossa vida. Aquele que nos sustenta. 
Jesus é o Bom Pastor. O celebrante explicou a função dos pastores, cuidadores de ovelhas. Somos ovelhas de Jesus, quando recebemos o Sacramento do Batismo.
Confirmou com as crianças a organização do tempo para Deus, na participação das missas e as orações dentro de casa.
Aconteceu a Renovação das Promessas Batismais.
A Primeira Comunhão não pode ser única… Elas devem permanecer em comunhão com Cristo e com os irmãos para sempre! Assim como Jesus nunca nos abandonou, nós também não devemos nunca abandoná-Lo.














Eliane Martin