Você, por acaso, conhece ou pelo menos
já ouviu falar sobre o YOUCAT? Sabe como, por que e quando surgiu?
Em resumo, trata-se de um Catecismo (já traduzido para mais de
vinte idiomas) endereçado à juventude, aprovado pelo Papa Bento XVI, com linguagem
acessível e, ao mesmo tempo, provocativa sobre o valor da vida.
O site oficial assim narra a sua breve história:
Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.
Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens.
Bento XVI, no seu prefácio, rebate aos que menosprezam a juventude: “muitas pessoas me dizem que os jovens de hoje não se interessam [pela vida]. Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida”. E acrescenta: “assim vos convido: estudai o catecismo... que não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitarismo, mas exige de vós uma vida nova”.
Portanto, juventude, tenha
o YOUCAT em sua casa como livro de cabeceira, como subsídio às suas
inquietações existenciais e como a certeza de que Jesus quer lhe afirmar, a
cada dia, por meio da Sua Igreja: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em
abundância”! (Jo 10, 10)
Maiores detalhes sobre o YOUCAT
encontram-se no seu site oficial: http://www.youcat.org/pt/leia-o-livro/o-que-e-o-youcat.html.
Acesse-o e confira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM