segunda-feira, 16 de julho de 2012

Paróquia de São Sebastião promove Estudo Introdutório sobre o Concílio Vaticano II


 Débora Ireno



Neste ano, toda a Igreja Católica se prepara para as comemorações do Cinquentenário do Concílio Vaticano II, ocorrido entre os anos de 1962 e 1965. Convocado pelo Papa João XXIII e encerrado no papado de Paulo VI, o “Vaticano II” é tido como um dos grandes movimentos da Igreja Católica no que tange à sua abertura ao diálogo com a modernidade.

Para dar início às comemorações do Cinquentenário, marcada para 12 de outubro próximo, a Paróquia de São Sebastião, em Barbacena, realizou, no último sábado, um estudo introdutório sobre o tema. O estudo foi dirigido por Rodrigo Artur, seminarista, cursando o 1º ano de Teologia no Seminário São José, em Mariana. Estiveram presentes diversas lideranças da Paróquia e demais interessados no assunto.

Rodrigo fez um resgate histórico, cultural e social desde a antiguidade até os tempos em que se fez necessário o Concílio Vaticano II, explicando o porquê de sua realização. A todo o momento, os participantes puderam expressar suas dúvidas e até mesmo expor seus conhecimentos, como no caso do Sr. Ladislau Ireno Filho, autodidata e catequista, conhecedor, como poucos, da história da Igreja. 

Ao final de 2h de estudo, o que se pôde perceber é que há a necessidade de mais momentos como este, em que todos têm a oportunidade de estudar os eventos e documentos da Igreja para, assim, continuarem na sua missão de evangelizar, levar a Palavra de Deus a todos os povos. Assim sendo, Rodrigo propôs aos presentes, para o final do ano, a realização de um estudo pormenorizado da Contituição Apostólica Dei Verbum (sobre a Palavra de Deus), fruto do Concílio Vaticano II.

Abaixo, algumas referências de estudo sobre o Concílio Vaticano II deixadas por Rodrigo aos interessados em se aprofundar no assunto:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM