terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

JUVENTUDE, FORÇA TRANSFORMADORA



Ladislau Ireno Filho

No ano de 1992, a CNBB, na Campanha da Fraternidade, teve como lema “Juventude, caminho aberto”. Neste ano, retoma o tema voltado para a juventude. É muito louvável a atitude da Igreja no Brasil, que assim agindo, reconhece a importância da juventude como grande força transformadora e reafirma sua esperança nela. Deixar a juventude à margem dos projetos da Igreja é correr o risco de ficar para trás, de não ter vigor para acompanhar as transformações do nosso tempo.

Desde minha juventude dediquei-me, como tantos outros jovens da época, às coisas da Igreja. Nela, nos diversos movimentos de jovens que foram surgindo, encontrei guarida e respostas para meus anseios. Não é verdade que a Igreja não dá espaço aos jovens. Como no mundo, na Igreja eles aí estão. Mas é preciso que a gente os conquiste, sem cotovelar e machucar os irmãos que buscam seus espaços: “Na Casa de meu Pai há muitos lugares”, disse Nosso Senhor. Portanto há espaços para todos.

Os jovens de hoje são frutos dos jovens de ontem. Os de ontem, com sua experiência, e os de hoje, com seu vigor, formam uma bela e eficiente parceria na construção de uma Igreja à altura das exigências para um mundo melhor, segundo o projeto de Deus.

O jovem de hoje tem consciência dos contra valores ofertados pelo mundo. Ele precisa e busca um espaço sadio que lhe dê segurança e respostas aos seus justos anseios. Generosamente, ele se coloca á disposição: “Eis-me aqui, envia-me!”. Aguardando ser admitido na missão que é de todos nós, ele se volta para a Igreja, procurando nos jovens de ontem o apoio para a sua caminhada. Cabe a todos nós acolhê-los, e com eles caminhar, solidariamente, rumo ao nosso destino comum: Deus!

Na juventude está o futuro da Igreja no mundo. Enquanto a Igreja lhe der espaço em seu seio, ela será sempre jovem. Graças sejam dadas ao Espírito Santo, Alma e Eterna Juventude da Igreja, que a mantém sempre vigorosa através da força renovadora dos jovens.

Se a Igreja não adotar os jovens, o mundo que temos aí os adotará. As consequências, nós as conhecemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM