quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 – A RESPOSTA DO JOVEM AO CHAMADO DE JESUS





Débora Ireno Dias
 
Em consonância com a realização da Jornada Mundial da Juventude, no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro, cujo tema é “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), a CNBB acolheu o desejo dos jovens e deu à Campanha da Fraternidade deste ano “uma cara jovem” – Fraternidade e Juventude, com o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

Se prestarmos atenção, veremos que o tema da JMJ é um convite, na verdade, uma convocação que o próprio Cristo faz a todos os batizados, aos cristãos e, de modo especial, aos jovens. E o tema da Campanha da Fraternidade é justamente a resposta que nós, jovens e todos os cristãos, devemos dar ao Cristo – eis-me aqui!

Atendendo a este chamado, a Paróquia São Sebastião abriu espaço para a juventude que aqui habita. Desde 2010 funciona o Setor Juventude, anteriormente sob a minha coordenação e agora coordenado pela jovem Amanda Teixeira. Mas o que é o Setor Juventude?

O Setor foi criado para reunir todas as manifestações de jovens da nossa paróquia, todos os grupos e movimentos que ali já existiam, a fim de que haja uma troca de ideias, de experiências e, principalmente, um trabalho em conjunto – sem interferir na especificidade de cada movimento – em prol da juventude, em especial, daqueles que se encontram à margem da sociedade, fora das nossas igrejas, longe de um encontro pessoal com o Cristo.

Dentro dos trabalhos que o Setor Juventude realiza, os jovens são os responsáveis pela celebração eucarística de todo segundo domingo do mês, em nossa matriz, às 19h30.

Abaixo, uma relação destes grupos:

- Jovens Dominicanos em Busca da Santidade:
            Reunião – na Capela de São Domingos, dia e horário a serem definidos
            Idade – a partir dos 13 anos
            Coordenação – Letícia Cristina Martins
Objetivo – Reunir os jovens da comunidade que já trabalharam na Igreja quando crianças e hoje estão afastados.
            Informações – Valéria Mattos e Niuzeth Matos (orientadoras)

- Geração Escolhida:
            Reunião – toda 2ª sexta-feira do mês, às 19h, na Capela de Santo Expedito
            Idade – acima de 14 anos
            Coordenação – Kelmer Mayke, Bianca e Gianna
            Objetivo – evangelizar a juventude.

- EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo
            Reunião – cada ciclo define seu dia e horário
            Encontro anual – este ano, acontecerá no mês de março (fichas limitadas)
            Idade – acima de 13 anos, para adolescentes que já participaram do encontro anual.
            Coordenação – Elisângela e Walkimar

- IAM – Infância e Adolescência Missionária
            Idade – de 7 a 13 anos
            Coordenação – Aparecida e Ronaldo

- Comissão de Jovens – Sociedade de São Vicente de Paulo
Formada por jovens já participantes das Conferências Vicentinas que atuam na nossa paróquia, tem o objetivo de motivar o jovem a permanecer na SSVP e acompanhar sua caminhada vicentina. Para participar, o jovem deve ser membro de alguma conferência vicentina. Informações com Janaína Bosco e Kethany Lorrane.

- Conferências de Crianças e Adolescentes – Sociedade de São Vicente de Paulo
            Reunião – Salão dos Vicentinos no Bairro dos Funcionários, sábado às 16h (Conferência de Crianças e Adolescentes Santa Terezinha do Menino Jesus
            Coordenação – Camila Oliveira
            Faixa etária – 7 a 15 anos
Objetivo – São as conferências que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, preparando-os para ingressarem nas conferências vicentinas de adultos.

Após conhecer quais os movimentos de jovens que existem em nossa paróquia, fica impossível não responder ao chamado de Cristo. Então, se você é jovem ou conhece algum jovem que desejar dar seu sim a Deus, vá conhecer e divulgue estes grupos. Com certeza, você irá se surpreender com o que Deus está lhe preparando!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM