quinta-feira, 29 de setembro de 2016

PALESTRA : MOTIVAÇÃO PASTORAL

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 26 de setembro, a palestra  Motivação Pastoral", proferida pelo psicólogo Dione Rodrigo Dias,  natural de Antônio Carlos e colunista da revista Coração Sagrado. 
Dione nos fez repensar sobre nossa história, reconhecer que o belo deve ser o local  onde estamos e vivemos, os motivos que nos levam a ter fé, o motivo de irmos à missa. É preciso desenvolver a motivação nas pessoas . Apresentou dois tipos de motivação: a que vem de dentro e a de fora.  Temos reclamado por demasia, é preciso pensar nas pequenas coisas do dia a dia, valorizar a simplicidade, sermos mais gratos e menos reclamão, pois a felicidade está nas pequenas coisa. É preciso repensar em nossa história: De onde vim? Onde estou? Para onde vou? Rever a nossa vida é o nosso compromisso em fazer diferente e não continuar a carregar nossas heranças antigas. Nos questionar: O que tenho permitido que os outros façam comigo? O que nos move é a esperança, nossos sonhos. É preciso compartilhar com os outros nossos sonhos e sonharmos juntos. É preciso fazermos uma releitura reconciliatória e não a lamentosa. Pensar em que papel eu faço na igreja, a do Filho Pródigo que reconhece suas falhas e volta? Ou ao pai que espera? Ou ao filho que está junto do pai, mas tem raiva e sente injustiçado? Explicou sobre gratidão e ser grato. Precisamos desenvolver a graça que Deus nos concede. Temos que ter a atitude que Jesus tinha, ser misericordioso e não querer justiça à nossa maneira. Ser canal de graça na vida dos outros. Questionou sobre nosso trabalho na pastoral, qual é a nossa missão? É preciso trabalharmos em conjunto, é preciso ter vocação para sermos novos discípulos, estar a serviço do outro, pastorear, guiar. Refletir sobre como devemos retribuir a Cristo, o que recebemos de graça. E finaliza, "precisamos ser diferentes com nossos afetos, em nossa casa e com o próximo, prestar atenção no que tem de bom, fazer uma constante avaliação para se tornar um pessoa melhor".





Marciléa Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM