segunda-feira, 31 de outubro de 2016

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

As comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora, Santo Expedito, São Domingos de Gusmão, São Lucas e São Sebastião celebraram neste domingo, dia 30 de outubro, o 31º Domingo do Tempo Comum, encerrando assim as atividades do Mês Missionário, lembrando do continente da Oceania, o continente azul. As celebrações eucarística foi presidida pelos Padres  Daniel, Gláuber, Marcelo Santiago e Cônego Tarcísio e auxiliado pelo Diácono Rodrigo Artur, que nos deu a alegria de sua presença. Na comunidade de Santo Expedito a celebração contou com a participação especial da juventude, dos movimentos de pastorais, e do terço das Mães que rezam pelos filhos, que completa dois anos na comunidade.  Diácono Rodrigo fala da nossa Vocação de filhos e filhas de Deus.
“Nós somos chamados a viver no mundo do mesmo modo como fomos criados, como filhos e filhas de Deus. Dispostos a passar pela vida fazendo o bem em todas as circunstâncias, e reconhecer todas as vezes em que fracassamos.
Assim como Zaqueu precisamos buscar a conversão, cultivar uma experiência real e concreta com Jesus e assim mudarmos a nossa vida, seguindo o caminho de Deus. ‘O filho do homem veio procurar e também salvar o que estava perdido’ essa é a atitude de Jesus, que nós devemos também seguir em nossa vida, mesmo com nossas fraquezas e limitações. Devemos deixar Jesus ir o nosso encontro, nos colocar em experiência com Deus, não só na Igreja, mas também lá fora, e levar nossa experiência com Deus ao mundo. Pois é nosso dever de cristão levar as pessoas para o céu, essa é a nossa pequena vocação. E assim vamos nos tornando canais de salvação a todos os corações feridos, que se encontram perdidos pelo mundo.”
Na homilia feita por Padre Daniel ele iniciou nos dizendo que na oração Deus vem aos nosso encontro e no sofrimento nós é que vamos ao encontro de Jesus. Zaqueu, que era um cobrador de impostos não se achava digno de encontrar Jesus, queria apenas vê-lo, mesmo que fosse de longe. Mas Jesus foi até ele e lhe disse que iria até sua casa e que a salvação estaria ali. Mas essa casa que Jesus fala é o coração, pois nele só entra aqueles que amamos e deixamos que façam morada em nosso coração. Ao ser chamado por Jesus, Zaqueu se converte e deixa Deus entrar em seu coração e em sua vida. Às vezes nos sentimos como Zaqueu e pensamos não ser dignos desse amor de Deus. Mas devemos ter a consciência que quando precisamos Deus vem ao nosso encontro e nos socorre. Lembrando a frase “Recebe a oferenda do povo santo de Deus, toma consciência do que vai fazer, configurando sua vida à cruz do Senhor”, que foi dita a ele por dom Geraldo em sua Ordenação Sacerdotal, Padre Daniel encerrou a homilia dizendo que devemos abraçar a cruz e saber que ela nunca vem sozinha, ela vem acompanhada do Cristo.
Na celebração das 19 horas 30 minutos, padre Gláuber, destacou a vontade de Zaqueu em querer ver Jesus, pois ele queria ser transformado, e essa vontade só pode nascer no coração de quem sente a necessidade de Jesus transformar a vida. É preciso sermos verdadeiros para Jesus, pois Ele sabe de tudo. Jesus quer dar a salvação. E você quer ser salvo? Ele é nosso amigo, conhece tudo, mas para isso é preciso ter a coragem de Zaqueu que resolveu entregar tudo, para ser transformado pelo o amor de Jesus. Que nós abramos o nosso coração, a nossa vida, e demos livre acesso ao Senhor para sermos realmente transformados.  Ao final da celebração, os jovens agradeceram a comunidade de São Sebastião pela confiança na juventude, pelo dia mundial da juventude e, Diácono Rodrigo reforçou à todos o convite para a sua ordenação sacerdotal que acontecerá no próximo sábado, dia 05 de novembro, às 10 horas da manhã, na Matriz de São Sebastião.






 





















                                              Texto: Gabriela Cabral / Niuzeth Matos/ Marciléa Oliveira/ Erica Duarte
                     Fotos: Eliane Martin/ Gabriela Cabral/ Valéria Mattos/ Erica Duarte e Marciléa Oliveira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM