quinta-feira, 29 de março de 2018

INÍCIO DO TRÍDUO PASCAL - MISSA DO LAVA PÉS E INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Na noite de quinta-feira, 29, aconteceu na Matriz São Sebastião a Missa do Lava Pés e da instituição do Sacramento da Eucaristia, marcando o início do Tríduo Pascal, que faz memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Cônego Tarcísio presidiu a celebração, tendo Padre Antônio Adriano concelebrando. 


"Não são três missas, e sim uma celebração única que se incia hoje, Quinta-feira Santa, prolonga na Ação Litúrgica de amanhã, Sexta-feira Santa e termina na Vigília Pascal, onde o Fogo Novo nos lembra que a Luz de Cristo está entre nós, que Ele venceu a morte," disse Padre Adriano em sua homilia. Ainda, falou que na celebração de hoje, somos convidados a recordar não só a instituição da Eucaristia, mas também a instituição do serviço ao Outro, quando Jesus lavou os pés dos discípulos expressando Seu Amor por eles.



"A celebração de hoje nos recorda a entrega total de Jesus pela Humanidade. Ele não desanima da sua missão, mesmo sabendo de todo o sofrimento que iria passar, mas assume a missão para fazer a vontade do Pai. Ainda, nesta celebração, lembramos da instituição do serviço ministerial - o sacerdócio. Ministério do serviço, da partilha e da doação. O Papa Francisco, no dia de hoje, pede aos padres que tenham uma maior proximidade entre si e com o povo, devem estar sempre atentos às necessidades dos fieis que lhes são confiados. Nós, padres, precisamos da oração de vocês para continuarmos zelando pelas coisas de Deus, por vocês", concluiu Padre Adriano.



Ao término da homilia, o mesmo imitou o gesto de Jesus, lavando os pés de doze represantes das cinco comunidades que formam a Paróquia São Sebastião: crianças, jovens, casais, viúvos. "Temos aqui pessoas representando as famílias, as nossas famílias. E como nos pede a Campanha da Fraternidade deste ano, acabar com a violência começa dentro de casa, devemos começar a praticar a fraternidade e superar a violência dentro de casa respeitando cada um, acolhendo a cada um de nossa família como Jesus acolhia", disse Cônego Tarcísio.




Após a comunhão, houve a Transladação do Santíssimo para a Capela, onde os fieis fizeram vigília até a zero hora, marcando o início da Sexta-feira Santa.

Débora Ireno Dias






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM