sexta-feira, 8 de junho de 2012

Festa do Corpo de Deus




     Queridos irmãos e irmãs, “a Eucaristia nos faz igreja, comunidade de amor.” Comunidade que se sustenta através do Pão vivo descido do céu.
     Celebramos com toda igreja a festa da Comunhão e da Ação de Graças. Se estamos aqui é porque o senhor nos convocou. Por isso, este momento é chamado festa da comunhão, pão da unidade. Aqui somos iguais.
     Diante do altar eucarístico, não há diferença entre rico e pobre, mulher e homem, negro e branco, jovem ou idoso. Formamos um povo sedento de Deus. Um povo peregrino que reconhece, na eucaristia, a presença de Jesus, que não querendo se afastar da humanidade, fez-se alimento para nossa salvação. Pois ele mesmo disse:” Quem come deste pão viverá eternamente.”
      Caríssimos vimos no livro do Êxodo que Moisés, com o sangue de animais, celebrou e atualizou a aliança de Deus com seu povo. “ Este é o sangue da aliança que o senhor fez conosco. Aliança/compromisso que nos lembram de vida e fidelidade ..
      Como está minha aliança/fidelidade com Deus? Gozamos da fidelidade de Deus, mas às vezes, nos esquecemos de que Deus também nos quer fiéis a Ele e à  Igreja. O povo de Israel, ouvindo a exortação de Moisés, dispôs-se a fazer a vontade de Deus: Faremos tudo o que o Senhor disse lhe obedecemos. Eis a Aliança, o juramento do povo.
      Não precisamos mais do sangue de bodes e carneiros para celebrarmos a aliança/fidelidade de Deus para o povo que caminha: o próprio Cristo se oferece como vítima pura e sem mancha. É ele o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e o remédio que nos purifica de todos os males, além de nos fazerem imitadores do Senhor.
     Ouvimos a palavra de Jesus: Tomai, isto é o meu sangue, o sangue da aliança que é derramado em favor de muitos, aqui, reunidos em torno do altar atualizamos este gesto de Jesus. Eucaristia é memorial da paixão e morte de Jesus Cristo.
     Santo povo de Deus, o que celebramos aqui é o mistério de amor que nos ensina a amar. Comungar a Eucaristia é aceitar os ensinamentos de Jesus, é declarar comunhão com sua prática de amor aos pobres que sofrem sem lar e sem pão, desnutridos pela injustiça social que cresce cada vez mais neste solo de santa Cruz.
     A Eucaristia é pão para os caminheiros. Pão que mercê respeito e compromisso. Algumas pessoas demonstram ter mais fé na Adoração do que na Comunhão. Alguns sentem necessidade de passar a mão no ostensório, padres que fomentam o passeio com Jesus no meio da multidão. Para quem crê verdadeiramente tais práticas são desnecessárias. Apenas creia em uma só força: a Eucaristia. Nada tem maior força e poder. Se Deus é por nós quem será contra nós?
     Depois da comunhão fique um pouco em silêncio, assentado, ajoelhado ou em pé. O mais importante é você sentir a presença de Jesus em sua vida. Fale com Ele sobre suas necessidades. Faça seus agradecimentos. Deixe-se conduzir pelo cordeiro imo lado.
    Vamos às ruas com Jesus Eucarístico, anunciando que Ele está no meio de nós e habita em nosso coração, em nossa casa. Façamos esta manifestação de fé e de alegria, pois Ele cumpre sua promessa: eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo.
     O ideal de Jesus: viver voltado para o Pai: procurou agradar a Deus em tudo. Procuremos também nós agradarmos mais a Deus do que aos nossos caprichos humanos.
     Fica conosco Senhor, pois não podemos sobreviver sem a Tua presença no meio de nós. Sem o alimento espiritual nos enfraquecemos e não podemos servir os mais necessitados do que nós.
                                                                                                Padre Mauro Lúcio Carvalho.
     





















Um comentário:

  1. Maravilhosa a demonstração de fé,carinho, respeito e amor, que o povo de nossa paróquia tem com o CORPO DE DEUS.

    ResponderExcluir

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM