quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Entendendo o Dízimo

Dizimistas: Cristãos comprometidos com a fé na minha comunidade


"O que é o dízimo? Quanto devo 'pagar'? Como devo contribuir?" Muitos provavelmente já fizeram essas perguntas e, às vezes, poucos conseguiram uma resposta esclarecedora. É bom esclarecermos, de início, que dízimo não se paga. Com o dízimo se contribui. Quando pensamos dessa forma, até a linguagem muda de aspecto. A Bíblia está cheia de referências sobre o dízimo, ofertas, coletas, esmolas, etc. Muitos se confundem quanto à diferença entre dízimo, oferta e esmola. O dizimista - e o cristão em geral - deve estar atento à diferença que existe entre essas expressões. Uma não supõe a outra.

Oferta: Ato de oferecer (-se); oferecimento. Oferta não é qualquer coisa que ofereço a Deus, à Igreja. Devemos fazer a oferta de acordo com o impulso do coração. Esmola: segundo o dicionário é o que se dá aos necessitados, por caridade ou filantropia; ajuda, espórtula, auxílio, amparo; benefício. Jesus, ao desmascarar a hipocrisia dos fariseus, assim se refere às esmolas: "Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita" (Mt 6,3).

É bom utilizarmos a linguagem da Bíblia para falar sobre o dízimo. A Bíblia fala em trazer o dízimo. O Dízimo é dízimo porque o Senhor assim o quis. Dízimo vem de 10% daquio que se ganha mensalmente. Dízimo é simplesmente uma questão de fazer a experiência com Deus, de lhe ser grato pelo muito que Ele nos dá. Dízimo é comunhão e partilha, mas, para chegar a isso, é necessário educar a fé "Todos tinham tudo em comum e repartiam  seus bens entre os necessitados". (At 2,44-45)
A Palavra Dízimo é encontrada pela primeira vez em Gênesis (14-18-20): Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote de Deus altíssimo, mandou trazer pão e vinho, e abençou Abraão, dizendo: Bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os teus inimigos em tuas mãos! E Abraão deu-lhe o dízimo de tudo. Abraão ofereceu a Deus 10% de todos os seus bens, em agradecimento pela assistência de Deus na luta contra os inimigos. Dízimo deve brotar da gratidão, do reconhecimento de que Deus é Senhor de tudo. Se tenho é porque Ele me deu.
No Livro do Deuteronômio (14,22-23) encontramos a recomendação: Porás a parte o dízimo de todo o fruto de tuas semeaduras [...] Como vemos, os judeus davam uma parte de tudo o que colhiam da terra como o seu trabalho: daí vem a palavra "dízimo", que significa "décima parte". Todos são convidados a oferecer de fato a décima parte daquilo que ganham, mas não somos obrigados. Deus merece a contribuição feita com alegria, e livremente, sem tristeza nem constrangimento, qual percentual dos seus ganhos irá separar para o dízimo.

Sua Comunidade já está conscientizada sobre o dízimo? O que falta?

Oração:
Sou dizimista por que amo a Deus o meu próximo, por que reconheço que tudo recebo de Deus; por que minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo; por que aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia e sei que o dízimo é fonte; por que creio e confio em Deus Pai; por que minha contribuição é prova de fé e de confiança; por que o ato de partilhar destrói o meu egoísmo; por que creio na vida cristã em comunidade; por que Deus, o único Pai, doador de todos os bens, por que não quero ninguém passando necessidade; por que gosto de viver em liberdade e alegria, celebrando desde já a vida plena; por que quero ver minha comunidade crescer e minha igreja testemunhar o evangelho de Jesus no mundo inteiro.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM