terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O movimento de Emaús na Arquidiocese de Mariana



O Movimento de Emaús teve início na Arquidiocese de Mariana entre os anos de 1973 e 1974 ainda com o nome de "Encontro de Juventude".
              Naquele tempo o movimento era floresceste em Varginha, no sul de Minas. Sob o impulso do então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, dois sacerdotes, Padre Nelson Quintão e o Padre Barroso e mais alguns leigos foram até Varginha para participar do curso e aprender sua metodologia, com o intuito de implantado em nossa arquidiocese.
              No mesmo ano, Padre Lambert Noben e mais quatro jovens de Conselheiro Lafaiete participaram do 4º Emaús Masculino em Belo Horizonte.
              Com o apoio da Equipe de Varginha foi então realizado o 1º Curso na Casa dos Salesianos em Cachoeira do Campo, onde aconteciam também os Cursilhos.
              De Varginha vieram: Padre Valmor, Dr. Nailor e o Monsenhor Calazans.
              Durante toda a fase de implantação destacou-se o apoio de adultos, sacerdotes e jovens de Varginha até que o Movimento de Emaús da Arquidiocese de Mariana pudesse caminhar com suas próprias pernas.
              Devido à vastidão territorial de nossa região, os cursos já foram realizados também em Congonhas, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Dom Silvério e Antônio Carlos.
              Com a maturidade do Movimento na Arquidiocese, fizemo-nos presentes na implantação do movimento na Arquidiocese de Diamantina.
Hoje com quase 40 anos em nossa arquidiocese, o movimento caminha levando aos jovens a possibilidade de uma descoberta da espiritualidade.
O curso tem como objetivo principal capacitar os jovens para um engajamento nos diversos segmentos da sociedade, principalmente na formação do caráter e a responsabilidade de continuar anunciando que o Cristo ressuscitou e conta com a colaboração de todos na continuidade do seu reino.
Reginaldo Sávio Ferreira

 Calendário para o ano de 2012


            03 a 05 de fevereiro – Escola Missionária. Conselheiro Lafaiete.
           
            19 a 22 de abril – Emaús Masculino. Conselheiro Lafaiete.
                       
03 a 06 de maio – Emaús Feminino. Conselheiro Lafaiete.

24 de junho – Maranata de São João Batista. Barbacena.

01 e 02 de setembro – Escola Missionária. Conselheiro Lafaiete.

18 a 21 de outubro – Emaús Masculino. Conselheiro Lafaiete.

01 a 04 de novembro – Emaús Feminino. Conselheiro Lafaiete.




Maiores Informações:

            Paulo Lamonier – Telefone -032 8421-7060

Reginaldo Sávio Ferreira – Telefone 032 9942-3309 / 8437-5335
           
Carla Renata – Telefone 032 3333-4711 / 8440-9423


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM