quarta-feira, 1 de julho de 2015

SAÚDE - BEM-ESTAR - ESPIRITUALIDADE



“Que a saúde se difunda sobre a terra” 

(Eclo 38,8)



Em um mundo cada vez mais veloz, no qual o tempo passa a ser o regente da vida humana e a sociedade vivencia uma profunda crise antropológica (EG 55), a busca por mais saúde e bem-estar é cada vez mais presente na vida do ser humano. Muitas vezes, essa busca apela até mesmo para meios místicos, como a espiritualidade. Afinal, há uma correlação entre saúde, bem-estar e espiritualidade?

Podemos avaliar a espiritualidade (especificamente a cristã), a saúde e o bem-estar com as seguintes definições:

_Espiritualidade é a condição e a natureza de espiritual. Este adjetivo (espiritual) refere-se àquilo que pertence ou que é relativo ao espírito. A noção de espírito, por sua vez, está relacionada com uma entidade não corpórea, à alma racional, à virtude que incentiva o corpo para obrar ou ao dom sobrenatural que Deus concede a certas criaturas. É um deixar-se guiar pelo espiritual, não limitando nossa existência puramente ao físico, mas ultrapassando esses limites para o metafísico. 

_Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.

_Bem-estar é um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse. Pode-se assim dizer que bem-estar significa a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.
 
http://www.novosdialogos.com/artigo.asp?id=1237

As implicações da espiritualidade na saúde vêm sendo cientificamente avaliadas e documentadas em centenas de artigos, demonstrando sua relação com vários aspectos das saúdes física e mental, provavelmente positivos e possivelmente causais. A espiritualidade e sua relação com a saúde tem se tornado claro paradigma a ser estabelecido na prática médica diária.


A Association of American Colleges coloca como sendo fundamental na formação dos acadêmicos de medicina uma formação adequada na área da espiritualidade:

“Os estudantes devem ser advertidos que espiritualidade e crenças culturais e suas práticas, são elementos importantes para a saúde e o bem-estar de muitos pacientes. Eles deverão ser advertidos que é necessário incorporar esta espiritualidade, e crenças culturais e suas práticas, dentro dos cuidados dos pacientes numa variedade de contextos clínicos. Eles reconhecerão que sua própria espiritualidade, crenças e práticas, possivelmente afetarão os caminhos de relacionamento e cuidados com os pacientes”.


Uma situação que chama a atenção nesse ponto, é a de curas promovidas pela fé por motivos ainda incompreendidos pela ciência. Um exemplo disso, é o das pílulas de São Frei Galvão.  


Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Pos partum Virgo, Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós).


      Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. A mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, e a criança nasceu normalmente.


      Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje são fornecidos para pessoas que têm fé na intercessão do Servo de Deus. 


O Dr. Claudio Luiz Lottenberg, oftalmologista e presidente do Hospital Israelita Albert Einstein diz que “acredita que a fé, como sentido construtivo, positivista, atua na estruturação psicológica e tem um papel importante, já documentado cientificamente. [...] A fé pode ter aspectos positivos que oferecem mais equilíbrio e bem-estar, além de uma recuperação mais rápida e objetiva”.
 

“A vida e a saúde física são bens preciosos, confiados por Deus. Temos a obrigação de cuidar razoavelmente desses dons, tendo em conta as necessidades alheias e o bem comum. O cuidado da saúde dos cidadãos requer a ajuda da sociedade para se conseguirem condições de vida que permitam crescer e atingir a maturidade: alimentação e vestuário, casa, cuidados de saúde, ensino básico, emprego, assistência social. ” (CIC 2288). Nesse trecho do Catecismo da Igreja Católica, é firmada uma relação entre o bem-estar da população e sua saúde, tendo em vista as condições básicas de qualidade de vida que geram o bem-estar do povo, propiciando assim um caminho efetivo para a saúde.


Nas Sagradas Escrituras, nos é orientado um cuidado para com nosso corpo (saúde e bem-estar) visando uma boa relação com o espiritual; “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6:19-20). Além disso, nosso corpo também representa uma conexão com o metafísico, pois “a unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a ‘forma’ do corpo; quer dizer, é graças à alma espiritual que o corpo, constituído de matéria, é um corpo humano e vivo. No homem, o espírito e a matéria não são duas naturezas unidas, mas a sua união forma uma única natureza” (CIC 365).


Por fim, a correlação entre esses três elementos – saúde, bem-estar e espiritualidade – se mostra como um fator relevante e curioso na sociedade moderna. Mesmo não sendo completamente compreendida, essa relação gera grandes benefícios para a sociedade, seja na obtenção de mais saúde ou bem-estar. Busquemos, pois, mais saúde para nossas vidas, afinal “Deus veio ao mundo para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude” (cf. Jo 10, 10b).

Seminaristas:
Carlos Geovane
Stéfano
Wellington
Edgar
Reginaldo
 
Texto apresentado na aula de Educação Física
Professora Débora Ireno Dias
Seminário Propedêutico
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM