quinta-feira, 16 de julho de 2015

A VIRTUDE DA TEMPERANÇA E A LAUDATO SI

Todo ser humano é chamado à perfeição, condição própria da natureza humana. Mas a busca da perfeição exige luta perseverante. Para alcançá-la ele necessita de armas especiais, dentre elas as VIRTUDES. Mas o que é virtude? Qual sua finalidade na vida da gente? Virtude vem do termo latino “Força”. É uma disposição da alma que leva o homem a fazer o bem e evitar o mal. Segundo o CIC – Catecismo da Igreja Católica, 1803 - é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. 
 
Reprodução Internet


A situação do mundo, boa ou má, está condicionada à forma como cada indivíduo vive nele. Apesar de tantos recursos tecnológicos e econômicos, nosso futuro não é nada promissor. E isso é consequência das más escolhas. Pois, nós estimulados pelo desejo de levarmos vantagem em tudo, de termos cada vez mais, pouco nos importando com o que restará aos que virão depois, vamos levando nossa vida sem pensar na triste herança que deixaremos. A corrupção tornou-se comum. A prática das virtudes é banalizada. O ser humano parece ter vergonha de ser virtuoso, e a situação vai piorando.

Mas, se quisermos dar novos rumos ao futuro do mundo, é só fazermos uma revolução, conforme nos sugere nosso papa Francisco. E para isso precisamos lançar mãos de recursos especiais como, a prática das virtudes cristãs.    

Cada problema que nos coloca à prova, exige de nós a prática de uma virtude especifica que nos ajude a superá-lo. E os problemas que colocam o futuro do mundo em risco nos sugerem a prática da virtude da TEMPERANÇA, uma das virtudes cardeais, que são quatro: PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, FORTALEZA E TEMPERANÇA. Aliás, ao nos exercitarmos numa delas, praticamos todas as outras. Porém, a virtude da Temperança é a mais recomendável como remédio e solução dos problemas que tanto nos afetam no presente momento, como: o alcoolismo, as drogas, a corrupção, a ganância, o uso insaciável e desenfreado dos recursos naturais criados por Deus para o nosso bem. - “A temperança é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.” - CIC - 1809

Para chamar nossa atenção para a triste realidade em que a humanidade vai se mergulhando, é bastante oportuno o clamor profético da Igreja, através da voz do Papa Francisco em sua encíclica “LAUDATO SI” – LOUVADO SEJA - na qual critica o comportamento predatório e consumista do ser humano, que está transformando o mundo, nossa casa, num imenso depósito de lixo. No documento sobre a ecologia, o papa chama a atenção das nações dizendo que é impossível sustentar o atual nível de consumo dos países mais desenvolvidos e dos setores mais ricos da sociedade, onde o hábito de desperdiçar atinge níveis alarmantes. Diz ele: “Já ultrapassaram certos limites máximos de exploração do planeta, sem termos resolvido o problema da pobreza.” E continua: “Ninguém quer voltar para a caverna, mas é essencial retardar a marcha, ver a realidade de outra forma e recuperar os valores e propósitos destruídos.” 

Iluminados pela voz do papa Francisco, que cada um nós praticando a virtude da TEMPERANÇA, use com equilíbrio os recursos deixados por Deus para que as gerações futuras tenham como sobreviver. É obrigação moral de todos nós.  Que assim seja! 
 
Ladislau Ireno
 
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM