sábado, 7 de fevereiro de 2015

CONVERSANDO COM VOCÊ...



Meus paroquianos,

Desejo conversar com vocês sobre a “Vila Senhorinha”!

Para que vocês entendam melhor o que desejo conversar, é preciso retomar alguns fatos ocorridos ao longo dos últimos anos que, creio eu, não chegaram ao conhecimento de todos. 

Quando o nosso querido Pe. Mauro Lúcio foi designado para a Paróquia de São Sebastião, ele acumulou as funções de Vigário Paroquial – depois Pároco – e Diretor da Comunidade Vocacional, acolhendo os vocacionados na Casa Paroquial. Estas funções foram desempenhadas com brilhantismo e eficiência, sob os aplausos da Comunidade Paroquial.

Com o passar dos tempos, ficou evidente a sobrecarga de trabalho para uma única pessoa, pois a Paróquia desenvolveu uma dinâmica pastoral diferenciada e os vocacionados exigiam um acompanhamento mais personalizado. Deu-se início então ao entendimento entre a Arquidiocese de Mariana, a Equipe de Formadores do Seminário e o Pároco da Paróquia de São Sebastião sobre a possibilidade de separar as duas atividades.

Como a Casa Paroquial já se encontrava reformada e adaptada para o acolhimento dos vocacionados, a decisão primeira foi mantê-la como espaço para os mesmos, alimentando o desejo de ampliar o número de candidatos. Este apoio aos vocacionados é um belo serviço que a Paróquia oferece ao futuro da Igreja. Deste celeiro podem sair futuros sacerdotes para o serviço ao Povo de Deus.

A segunda decisão foi assumida pela Arquidiocese de Mariana. Esta adquiriu um imóvel em Barbacena e o ofereceu em “Uso Fruto” para as sobrinhas do Côn. Leandro que residiam na “Vila Senhorinha”. Enquanto forem vivas, estarão amparadas pela Igreja. Posteriormente, o imóvel retornará para a Arquidiocese de Mariana. Para que este investimento da Arquidiocese? Para que as sobrinhas do Côn. Leandro não ficassem desamparadas e para que “Vila Senhorinha” se tornasse a residência do pároco da Paróquia de São Sebastião.

Após estas decisões vieram outras que deram novos rumos à história: Pe. Mauro Lúcio foi liberado para começar seus estudos de Psicologia, em Belo Horizonte; Pe. Daniel Ângelo chegou para ser o Diretor da Comunidade Vocacional e Vigário Paroquial; e eu, Côn. Tarcísio Sebastião Moreira, fui nomeado Pároco da Paróquia de São Sebastião. Com esta nova configuração, iniciamos o ano de 2015, esperançosos de poder oferecer um serviço de qualidade à Comunidade Paroquial e à Comunidade Vocacional.

A terceira e última decisão foi levantada por mim, juntamente ao CAEP – Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais –, de que a “Vila Senhorinha” necessitava de grande investimento financeiro para ser reformada e mobiliada. Então pensamos: por que não investir numa casa mais ampla que pudesse acolher mais padres e, até mesmo, ser um ponto de referência para os padres da região quando vêm a Barbacena por uma necessidade ou outra? Todos foram unânimes em confirmar esta possibilidade, além de sabermos que a Paróquia de São Sebastião merece um espaço de referência devido à sua caminhada pastoral e sua localização geográfica. Nossa paróquia está perto do centro da cidade, perto dos maiores hospitais, escolas e faculdades. Com uma casa mais ampla, a Paróquia de São Sebastião poderá ser referência em acolhimento aos nossos padres. Conclusão: Convido a todos a engajarem neste projeto. A “Vila Senhorinha” se transformará na “CASA PAROQUIAL CÔNEGO LEANDRO”, perpetuando a memória de um grande e determinado sacerdote.

Côn. Tarcísio Sebastião Moreira
Pároco de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM