terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Evite o desperdício de energia elétrica

O seu bolso agradece e o planeta também

O verão é um dos períodos mais aguardados do ano, sendo caracterizado por dias mais longos e marcado pelas altas temperaturas e pancadas de chuvas. Desse modo, nesta estação é comum que o valor da fatura de energia elétrica aumente, especialmente, pelo uso de aparelhos eletroeletrônicos como ar condicionado e ventiladores, além de coincidir com o período de férias escolares. Mas soluções simples podem ajudar a minimizar os gastos, economizar na conta de energia e ainda ajudar na preservação do planeta.

Fique ligado:
Ar condicionado -Deve ser dimensionado de acordo com o ambiente em que será utilizado. Quando ligado, mantenha as janelas e portas fechadas. Ligue os aparelhos somente quando necessário. Use modelos com o selo PROCEL.

Ventilador e circulador de ar - É mais econômico do que o ar condicionado e também deve ser escolhido conforme o ambiente. São três modelos básicos: de teto, parede e portátil. Converse com um especialista e descubra o ideal para cada ambiente.

Chuveiro - Deixe o seletor na posição ‘verão’ e diminua o tempo no banho.
Ao ensaboar, feche o registro. Além da energia, você também economiza na água.

Eletrodomésticos - Escolha os que possuem o selo PROCEL e com a indicação de menor consumo. Não deixe celular, tablet ou notebook carregando durante toda a noite.

Máquina de lavar - Retire as roupas da máquina imediatamente após a lavagem e as estendas de forma que facilite, ou até evite, a passagem com ferro elétrico.

Arquitetura sustentável - Utilize a iluminação natural sempre que possível.
Estude a possibilidade de abrir novas janelas e de utilizar blocos de vidros em paredes. Substitua algumas telhas coloniais de cerâmicas por transparentes.
Utilize a iluminação natural sempre que possível.

Lâmpadas - Troque suas lâmpadas por outras mais eficientes. Substitua os reatores eletromagnéticos por reatores eletrônicos. Instale relés fotoelétricos nas áreas externas. Utilize sensor de presença em local de pouco movimento, como em escadas e corredores de prédio. 

Geladeira - Compre modelos com o selo PROCEL. Mantenha a porta fechada.
Verifique as borrachas das portas e substitua-as sempre que necessário. Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira.

Com informações da assessoria da Cemig.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM