quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO!


A Quaresma é um tempo especial no calendário de celebrações da Igreja todos os anos! Começa na Quarta Feira de Cinzas e vai até a Semana Santa, a Festa da Páscoa. É um Tempo de conversão, tempo de revisão de vida, tempo de redirecionamento de nossas ações à luz da Palavra do Pai, Jesus Cristo! Mas onde a Igreja se fundamenta para convocar os fiéis a esta prática quaresmal? 
Para aprofundar nosso conhecimento sobre o sentido espiritual deste tempo quaresmal, convido a todos a lerem o Livro do Êxodo e o Livro do Deuteronômio, no Antigo Testamento, onde conheceremos a libertação do povo de Israel, sua passagem pelo Mar Vermelho e sua caminhada, deserto adentro, rumo a Terra da Promessa, liderado por Moisés. Caso prefiram, podem-se ater aos Evangelhos, no Novo Testamento, que nos falam dos quarenta dias e quarenta noites que Jesus passou no deserto, em oração e Jejum, se preparando para iniciar sua missão: revelar a vontade do Pai, a presença do Reino e, seu Amor por nós...
Nós, liderados por Jesus Cristo, o novo Moisés, somos convidados a fazer este caminho penitencial e aprofundamento da nossa espiritualidade. As cinzas da quarta feira desfazem nossa arrogância, nosso orgulho, nossa vaidade: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás”! “Convertei-vos e crede no Evangelho”... Já no inicio da Quaresma somos confrontados com nossa fragilidade humana e nossa tendência ao pecado. Isto nos leva à humildade diante de Deus e diante das pessoas com as quais convivemos. Necessitamos uns dos outros e, radicalmente, de Deus. Sem Ele nada somos!
Chamo a atenção para os textos bíblicos da missa de Quarta de Cinzas. Eles dão o tom para nossa caminhada quaresmal: O Profeta Joel 2, 12-18 “Voltai para mim, diz o Senhor, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não vossas vestes; buscai o Senhor, Ele é bom, paciente e misericordioso”. O Salmo 50: “Tende piedade, ó meu Deus Misericórdia! Na imensidão do vosso amor purificai-me...” 
No Evangelho de Mateus 6,1-18 – encontraremos o tripé da espiritualidade quaresmal: a esmola, o jejum e a oração: “... e o teu Pai que vê o que está oculto, te dará a recompensa”. A Esmola nos leva a refletir sobre nossa relação com o próximo, nossa vida de caridade, perdão e solidariedade com os irmãos; o Jejum nos leva a refletir sobre nossa relação com as coisas materiais: onde está enraizado o nosso coração, quais são nossos apegos...!?; “A Oração é para refletirmos sobre nossa relação com Deus: nossa vida de oração, nossa fé e confiança na Providência do Pai; nossa certeza da Sua misericórdia”
Fazer este caminho penitencial e rever nossas atitudes diante de Deus, das pessoas e das coisas materiais, nos possibilita trilhar um caminho mais santo, mais digno, mais justo, mais fraterno. Este caminho nos leva à verdadeira Páscoa, passagem da morte para a vida, do ódio para o amor, da violência para a paz! Estaremos prontos e preparados para celebrarmos a Ressurreição do Senhor e transformando-a em possibilidade de ressurreição para nós! 
Rogo a Deus que abençoe este tempo quaresmal na vida de todos os cristãos!
Cônego Tarcísio Sebastião Moreira - Pároco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM