quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: POR UMA IGREJA ATUANTE, SOLIDÁRIA E JUSTA



“Em meio às angústias, vitórias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz, sonhei uma Igreja a serviço da vida: Eu fiz do meu povo os atores da paz!”. Essa primeira estrofe do Hino da Campanha da Fraternidade (CF), letra do padre José Antônio de Oliveira, traduz a proposta da campanha para 2015. Inserida na sociedade e chamando os católicos a colaborar por uma sociedade melhor, mais justa e fraterna, a Igreja convida cada uma a refletir o tema é: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). 
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema e o lema surgiram dos ensinamentos do Concilio Vaticano II, que convida padres, religiosos e leigos a atuarem no espírito de cooperação por uma igreja que seja atuante, solidária e justa à serviço de todos. A campanha será trabalhada em eventos e celebrações católicas ao longo de todo ano, mas com mais ênfase durante a Quaresma, a partir da Quarta-Feira de Cinzas. Segundo a CNBB, o objetivo e “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.
Na apresentação do documento da CNBB com os textos de reflexão, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que “Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos”.
Fontes:
Site da CNBB
Disponível em: http://www.cnbb.org.br/
Portal Kairós. Disponível em: http://www.portalkairos.net/campanhadafraternidade/…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM