quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Setembro: a importância da “palavra” de Deus

Tradicionalmente celebrado como o mês da Bíblia no Brasil, setembro abre espaço nas reflexões católicas sobre a importância da “palavra” como incentivadora do testemunho de vida cristão. Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o Evangelho de São João para o aprofundamento das reflexões, tendo como tema “Discípulos missionários a partir do Evangelho de João”. Além disso, o mês dedicado à bíblia tem o lema: “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos”.


Em uma mensagem do Papa Francisco traduzida pela Arquidiocese de São Paulo, destaca que a bíblia é a oportunidade dos cristãos terem em mãos a palavra de Deus, mas que para transferi-la para o coração é necessário a lectio divina, ou seja, a leitura orante. “Vocês têm a palavra de Deus nas mãos. Agora é preciso tê-la no coração. Esse passo da mão ao coração pode ser dado com a lectio divina, esse trabalho de todos os dias. E cada passo que dá, cada dia que lê as escrituras, encontrará Jesus em cada versículo, em cada passagem e cada palavra. Não deixe passar a oportunidade que Deus te dá! Tenha a bíblia em mãos e através da lectio divina, leve-a ao coração”, diz o papa na mensagem de vídeo.

Acesse aqui para ver a mensagem na íntegra: 



 






Na Igreja Católica, setembro foi escolhido como o mês dedicado à Bíblia em memória a São Jerônimo, de cujo dia é 30 de setembro, resultando também na celebração do Dia da Bíblia como sendo sempre o último domingo do mês. 

São Jerônimo foi quem traduziu a Bíblia do hebraico e grego para o latim, que naquela época era a língua falada pelo povo e usada na liturgia da Igreja. O santo levou cerca de 35 anos para fazer essa tradução, que foi chamada de “Vulgata”, que quer dizer popular. 


Daniele Ribeiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM