sábado, 30 de dezembro de 2017

ENTREGA DA MOTO

Com o objetivo de arrecadar fundos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá em 2019, quatro jovens da Paróquia promoveram a rifa de uma moto CG FAN. O sorteio aconteceu no último dia 25 de dezembro, após a celebração das 19h30 na Matriz de São Sebastião. A contemplada foi a sra. Marli, residente na Rua Dirceu Lopes, bairro São Sebastião.
A Jornada Mundial da Juventude acontecerá entre os dias 22 a 27 de Janeiro de 2019 no Panamá com o Lema: "Eis a serva do Senhor. Faça- se em mim segundo a Tua Palavra.(Lc. 1,38). O encontro reúne jovens de todos os continentes em um ambiente festivo, religioso e cultural, que mostra o dinamismo da Igreja e dá testemunho da atualidade da mensagem de Jesus. “É muito mais do que um acontecimento. É um tempo de profunda renovação espiritual, de cujos frutos se beneficia toda a sociedade” (Bento XVI). Trata-se de um meio extraordinário de evangelização para fortalecer a pastoral juvenil. Realiza-se a cada três anos, tendo a última acontecido na cidade de Cracóvia em 2016.

Agradecemos a Paróquia de São Sebastião por todo apoio e a cada um de vocês que adquiriram nossa rifa. Que Deus os abençoe!


Stefani


FESTA DE SÃO SEBASTIÃO






terça-feira, 26 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DO NATAL

Na noite  do dia 24 de dezembro, a Matriz de São Sebastião, celebrou a Solenidade do Natal do Senhor, juntamente com seminarista Giovane e Cônego Tarcísio.
A igreja permaneceu com as luzes apagadas, enquanto ocorria a procissão de entrada e a incensação do altar.
Jovens do EAC vestidos de anjos, entregavam velas para os fiéis, que foram acesas para acolher o Menino Jesus.
Dois jovens do EAC, representavam Maria e José, e traziam o Menino Jesus, cercados de anjos, e se posicionaram próximo ao presépio.
Em sua reflexão o celebrante destacou :"Toda criança quer ser homem, todo homem quer ser rei, todo rei quer ser Deus,só Deus quis ser criança."
Deus abriu mão de sua glória e poder, tornando-se menino. Assumiu a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens, reconhecido como figura humana. Que essa criança que nasceu em Belém, possa transformar as nossas casas, como a gruta de Belém. Para que, todo dia seja Natal em nossas vidas.
Somos instrumentos e luz de Deus na vida daquele com que convivemos,somos portadores da luz daqueles que encontramos..Façamos de nossas vidas ,uma estrela de Belém,que ilumina os caminhos das pessoas de nosso cotidiano.
Deixemos nos guiar pelas mãos de Deus. Tomemos a consciência de que Maria foi preservada, escolhida dentre todas as mulheres, para que de fato, ela fosse esse sacrário vivo. O seu sim foi um gesto de acolhida e de aceitação. Maria, conhecida como arca da aliança, foi evangelizadora, e missionária, que colocou a sua vida à disposição do projeto de Deus. Maria que se deixou envolver pelo mistério de Deus.
Celebrante sugeriu que o ofertório fosse de uma forma bem pessoal, onde todos se inclinariam, e ofertariam o melhor de si para Deus. Seria uma forma de presentear o aniversariante..Aconteceu a incensação do Menino Jesus.
Finalizando esta celebração,os fiéis foram beijar,o Menino Jesus,como forma de devoção.








 








Eliane Martin






COMUNIDADE SÃO LUCAS

A Comunidade de São Lucas celebrou neste domingo, 24 de dezembro, às 180 horas a Solenidade do Natal do Senhor, acolhendo com muita alegria Padre Antônio Adriano. 
Em sua homilia o celebrante nos fala da importância do Natal. “Hoje celebramos o nascimento de Jesus, que se deu de uma maneira simples e humilde, em uma manjedoura. Mas Jesus transforma a sua vida, cumprindo a vontade de Deus. E esse é o grande convite que a liturgia nos faz, que cada um faça a diferença no mundo, cumprindo a vontade do Pai, sendo servos fieis e comprometidos com o Reino de Deus.”








Gabriela Cabral


COMUNIDADE SANTO EXPEDITO

Na véspera de natal, Comunidade de Santo Expedito celebrou o 4º Domingo do Advento juntamente com CônegoTarcísio.
"Eis que conceberás e darás á luz ,um filho, a quem porás o nome de Jesus" (Lc 1,31)
Em sua reflexão, o celebrante ressaltou que a Eucaristia desta manhã, nos oferece uma riqueza espiritual grandiosa, porque estamos encerrando o tempo do Advento e a chegada do Menino Deus.
Celebramos essa opção que Deus fez por nós,de assumir a nossa natureza humana e de vir participar da nossa história. Assumindo sobre si, as nossas dores, alegrias e derrotas.
Deus veio manifestar a sua misericórdia, solidariedade, amor. Não percamos o verdadeiro sentido do Natal. A sociedade dá outro entendimento às festas católicas, com vertente materialista, motivando o consumo. Papai noel e presentes, valendo mais que a cruz. Não podemos nos esquecer do aniversariante. Maria, foi preservada do pecado e, preparada para ser a porta do céu. Através do seu ventre, seu filho veio estar presente no meio de nós. Será que Ele vindo neste natal batendo à porta do nosso coração, vamos acolhê-lo? Faça do seu coração uma manjedoura para a Palavra de Deus germinar,frutificar. Faça da sua vida uma estrela de Belém, para iluminar os caminhos das pessoas à sua volta. Que a nossa vida seja um caminho de salvação.
Este é o presente que Deus quer, o melhor de nós. Foi lida uma mensagem,e os fiéis receberam uma lembrança natalina.









Eliane Martin



COMUNIDADE AUXILIADORA

Comunidade Auxiliadora celebrou o 4º Domingo do Advento, juntamente com Cônego Tarcísio.
Foram acolhidos os novos ministros da Eucaristia,e a jovem Alice que completou 15 anos.
As novas Ministras foram apresentadas à comunidade. Aconteceu a entrada da 4ª Vela do Advento, conduzida por uma gestante .
Em sua reflexão, o celebrante nos convidou a contemplar Maria. Povo de Israel ouviu dos profetas que Deus iria se manifestar. Eis que Deus escolheu por participar da caminhada humana e se faz presente na fragilidade de uma criança. Esperavam um grande líder poderoso para libertar Israel da miséria, da escravidão, ser humano poderoso. Deus, porém, tomou posse da nossa condição humana para conduzi-la á salvação. Celebrar o Natal do Senhor é celebrar acima de tudo este amor de Deus , revelado na simplicidade desta criança, que vamos receber no Natal. Tomemos a consciência de que Maria foi preservada, escolhida dentre todas as mulheres, para que, de fato, ela fosse esse sacrário.
Maria, conhecida como arca da aliança, foi evangelizadora, e missionária, que colocou a sua vida à disposição do projeto de Deus. Maria que se deixou envolver pelo mistério de Deus.
Aniversariantes foram homenageados. Após a celebração aconteceu a confraternização do grupo de canto Nossa Senhora Auxiliadora, junto aos aniversariantes deste grupo e as boas vindas as novas ministras.












Eliane Martin





AUTO DE NATAL - PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

E foi com muito empenho, zelo e motivação que a coordenação, tios e adolescentes do EAC, da Paróquia de São Sebastião, realizaram mais um auto de Natal, na noite da última quarta-feira, que antecede o Natal. Mais uma vez inovaram e encenaram com muito fervor, a trajetória do nascimento de Jesus. Desde a visita do anjo Gabriel à Maria, que com muita disponibilidade disse o Sim, para gerar o nosso Salvador, pela humildade de José em ouvir o anjo e acatar a vontade de Deus. Pelo sofrimento e a dor de encontrar um local para nascer Jesus... E pela alegria do Nascimento ... 
E nós? Estamos preparados para dizer o 'sim' de Maria, em nossas vidas? Em nossos desafios? Em arregaçar as mangas, sair do conforto de nossas casas? Da coragem de José? De assumir  com  o que nós é pedido? Buscamos ser servos de Cristo? A nossa casa está berta para receber o Salvador? Ou está muito cheia, que não queremos incômodo, devido à correria do dia a dia e da preocupação com nosso trabalho e bem estar?
Está na hora de repensarmos... Preciso mesmo de tanto  luxo, tanta preocupação com o ter e esquecer do principal, que é o amor ao próximo. Que Jesus escolheu nascer em uma estrebaria, para nos mostrar, que não precisamos de muito para ser feliz, e sim de disponibilidade, coragem e amor, para Ele renascer e fazer morada em nossos corações. 




















 Fotos: Alexandre Campos 
Texto: Marciléa Oliveira