No último dia 10, aconteceu na cidade de Mariana, às 20 horas, no Espaço “Dom Oscar de Oliveira”, auditório da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) “Dom Luciano Mendes de Almeida”, a sessão solene de colação de grau que marcou a conclusão de curso de oito novos Bacharéis em Filosofia, dentre os quais o seminarista de nossa Paróquia, Rodrigo Artur Medeiros da Silva.
Na Missa em Ação de Graças, que precedeu o ato solene, ocorrida às 18 horas, na Igreja de São Pedro, também em Mariana, o Arcebispo Metropolitano de Mariana e Magnífico Reitor da FAM, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ressaltou, dentre outras coisas, a importância do momento que estava sendo vivido pelos novos bacharéis, além do compromisso que os mesmos deveriam, daquele momento em diante, assumir de serem sal e luz (Mt 5, 13-16) na sociedade, principalmente, em relação às pessoas carentes de valores ético-cristãos: “assim como salgamos um alimento na medida certa para que o mesmo não fique com um sabor desprazeroso, vocês devem agir na sociedade mostrando-lhe, sobretudo, os contra-valores que a mesma nos impõe”. E ainda, continuou Dom Geraldo: “que vocês, agora amigos da sabedoria (filósofos), sejam suficientemente sábios para transmitirem os verdadeiros valores de que a sociedade tanto necessita”.
Na ocasião, também estiveram presentes – representando toda a paróquia de São Sebastião – os jovens Amanda Teixeira e Bruno Santos, a professora Débora Ireno, além do nosso pároco, Pe. Mauro Lúcio, que destacou, entre outros pontos, o clima sóbrio do evento: “ocorreu de acordo com o que penso para o momento”, ressaltou Pe. Mauro.
Já o seminarista Rodrigo Artur, bastante emocionado, fez questão de ressaltar o que para ele significou os últimos três anos acadêmicos vividos, bem como a sua esperança para os próximos quatro anos: “‘Mil e noventa e cinco dias – vinte e seis mil, duzentas e oitenta horas.’ Com estas palavras iniciei o discurso que dirigi, em nome de nossa turma, a todos os presentes, dizendo-lhes com exatidão sobre o tempo que passamos pela etapa da filosofia. Vivi momentos bons, cheios de percalços, mas, com certeza, repletos de alegrias também. Todo o cansaço acumulado ao longo dos três últimos anos, hoje, com certeza, se transforma em felicidade partilhada com os meus familiares e amigos que viveram comigo um dos momentos mais belos e felizes da minha vida: mais esta vitória”.
“Agora, se eu pudesse, continuou o seminarista Rodrigo, diria em números decompostos – assim como fiz no discurso de filosofia – o exato tempo que me resta para que, se Deus quiser, eu termine os meus estudos e, por assim dizer, responda, com a vida, o chamado que, acredito, Ele me fez. Mas como isso ainda não é possível devido à emoção que sinto, digo apenas obrigado pelos anos que se passaram e que venham os próximos; que o que eu tentei justificar pela razão na Filosofia, eu possa tentar, com o mesmo entusiasmo, justificar pela fé na Teologia”.
Em todos os anos, o final do período letivo do Seminário Arquidiocesano de Mariana, na etapa da filosofia, coincide, praticamente, com o ato solene de colação de grau dos concluintes do curso da Faculdade Arquidiocesana de Mariana. A Faculdade corresponde a apenas uma das dimensões formativas do Seminário de Mariana, qual seja, a dimensão acadêmica. Assim sendo, o ano letivo do Seminário encerrou-se no último dia 13 com a aprovação de quatro seminaristas – dentre estes o seminarista Rodrigo – para o início do curso de Teologia marcado para o próximo dia 1º de fevereiro. Por todas as vocações geradas na Igreja, obrigado, Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM