quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

OBRIGADO, SENHOR!



No último dia 10, aconteceu na cidade de Mariana, às 20 horas, no Espaço “Dom Oscar de Oliveira”, auditório da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) “Dom Luciano Mendes de Almeida”, a sessão solene de colação de grau que marcou a conclusão de curso de oito novos Bacharéis em Filosofia, dentre os quais o seminarista de nossa Paróquia, Rodrigo Artur Medeiros da Silva.
Na Missa em Ação de Graças, que precedeu o ato solene, ocorrida às 18 horas, na Igreja de São Pedro, também em Mariana, o Arcebispo Metropolitano de Mariana e Magnífico Reitor da FAM, Dom Geraldo Lyrio Rocha, ressaltou, dentre outras coisas, a importância do momento que estava sendo vivido pelos novos bacharéis, além do compromisso que os mesmos deveriam, daquele momento em diante, assumir de serem sal e luz (Mt 5, 13-16) na sociedade, principalmente, em relação às pessoas carentes de valores ético-cristãos: “assim como salgamos um alimento na medida certa para que o mesmo não fique com um sabor desprazeroso, vocês devem agir na sociedade mostrando-lhe, sobretudo, os contra-valores que a mesma nos impõe”. E ainda, continuou Dom Geraldo: “que vocês, agora amigos da sabedoria (filósofos), sejam suficientemente sábios para transmitirem os verdadeiros valores de que a sociedade tanto necessita”.
Na ocasião, também estiveram presentes – representando toda a paróquia de São Sebastião – os jovens Amanda Teixeira e Bruno Santos, a professora Débora Ireno, além do nosso pároco, Pe. Mauro Lúcio, que destacou, entre outros pontos, o clima sóbrio do evento: “ocorreu de acordo com o que penso para o momento”, ressaltou Pe. Mauro.
Já o seminarista Rodrigo Artur, bastante emocionado, fez questão de ressaltar o que para ele significou os últimos três anos acadêmicos vividos, bem como a sua esperança para os próximos quatro anos: “‘Mil e noventa e cinco dias – vinte e seis mil, duzentas e oitenta horas.’ Com estas palavras iniciei o discurso que dirigi, em nome de nossa turma, a todos os presentes, dizendo-lhes com exatidão sobre o tempo que passamos pela etapa da filosofia. Vivi momentos bons, cheios de percalços, mas, com certeza, repletos de alegrias também. Todo o cansaço acumulado ao longo dos três últimos anos, hoje, com certeza, se transforma em felicidade partilhada com os meus familiares e amigos que viveram comigo um dos momentos mais belos e felizes da minha vida: mais esta vitória”.
“Agora, se eu pudesse, continuou o seminarista Rodrigo, diria em números decompostos – assim como fiz no discurso de filosofia – o exato tempo que me resta para que, se Deus quiser, eu termine os meus estudos e, por assim dizer, responda, com a vida, o chamado que, acredito, Ele me fez. Mas como isso ainda não é possível devido à emoção que sinto, digo apenas obrigado pelos anos que se passaram e que venham os próximos; que o que eu tentei justificar pela razão na Filosofia, eu possa tentar, com o mesmo entusiasmo, justificar pela fé na Teologia”.
Em todos os anos, o final do período letivo do Seminário Arquidiocesano de Mariana, na etapa da filosofia, coincide, praticamente, com o ato solene de colação de grau dos concluintes do curso da Faculdade Arquidiocesana de Mariana. A Faculdade corresponde a apenas uma das dimensões formativas do Seminário de Mariana, qual seja, a dimensão acadêmica. Assim sendo, o ano letivo do Seminário encerrou-se no último dia 13 com a aprovação de quatro seminaristas – dentre estes o seminarista Rodrigo – para o início do curso de Teologia marcado para o próximo dia 1º de fevereiro. Por todas as vocações geradas na Igreja, obrigado, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM