sexta-feira, 6 de abril de 2012

“...Fazei isto em memória de mim...”



            A Quinta-feira Santa dá início ao Tríduo Pascal, onde celebramos a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, a Paixão de Jesus Cristo e a Sua Ressurreição.

            Na Matriz de São Sebastião, numa cerimônia repleta de rituais e significados, a celebração do Lava-pés foi presidida pelo Padre Mauro. A igreja repleta pôde acompanhar 12 representantes da área da saúde e alguns doentes terem seus pés lavados, numa referência à Campanha da Fraternidade deste ano: “Que a saúde se difunda por toda a terra”. Em sua homilia, Padre Mauro referiu-se ao ato de Jesus ter lavado os pés dos discípulos como forma de servir ao outro.

“O maior é aquele que serve ao outro, lavar os pés significa servir, significa amar. Para que todos nós tenhamos saúde do corpo e da alma, do espírito, é necessário que sejamos amados e que saibamos amar. E nós, que somos discípulos dos tempos modernos precisamos servir e amar as pessoas como Jesus o fez. Os agentes de saúde, profissionais de saúde de forma especial, precisam trabalhar com caridade. Como dizia Santo Tomás de Aquino, a caridade é o caminho para se viver mais perto de Deus. E agindo com caridade, com amor, nós nos aproximamos de Deus e trazemos as pessoas para mais perto Dele. Hoje, noite da celebração da Eucaristia, relemos na primeira leitura sobre a Páscoa Judaica, quando se imolava o cordeiro como sacrifício. Agora, não precisamos mais do sangue do cordeiro porque o próprio Jesus já derramou seu sangue por nós na Cruz para nos salvar. Ele é o cordeiro, deu seu corpo e seu sangue por nós. E quis ficar perto de nós através da Eucaristia, que é pão para quem deseja viver a caridade como forma de vida, é pão para os fiéis que acreditam em Deus e que sabem que há uma missão a se cumprir na Terra. Eucaristia é o próprio Deus, é a presença de Jesus, é para aqueles que buscam a santidade, é alimento para discípulos e missionários. Na Eucaristia, reclinamos nossa cabeça nos ombros de Jesus e Ele nos toma pela mão, nos fortalece. Valorizemos a Eucaristia na nossa vida. Ela é remédio para nossa alma. Comungar é comprometer-se com o projeto de Jesus Cristo, é amar como Jesus amou. Aceitar o projeto de Jesus Cristo é comprometer-se e servir, e para servir eu preciso amar. Nesta noite, agradecemos também pelos sacerdotes, em especial os que já passaram por nossa paróquia e que nos ajudaram a viver os diferentes momentos de nossa vida pessoal e em comunidade. Rezemos pelos pastores de nossa Igreja. E que a Eucaristia nos ajude a amar e a servir o nosso irmão.”

Com estas palavras, Padre Mauro ajudou os fieis a refletirem sobre o significado da Quinta-feira Santa. Após a comunhão, o Santíssimo foi transladado até a Capela, onde teve vigília até a meia noite.
Débora Ireno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM