quinta-feira, 12 de abril de 2012

Vaticano II



"Veneráveis Irmãos: Alegra-se a Santa Mãe Igreja, porque, por singular dom da Previdência divina , amanheceu o dia tão ansiosamente esperado em que solenemente se inaugura o Concílio Ecumênico Vaticano II, aqui junto do túmulo de São Pedro com a proteção da Santíssima Virgem , de quem celebramos hoje a dignidade de Mãe de Deus." Com essas palavras o então Papa João XXIII, na data de 11/10/1962, dava início aos trabalhos do Concílio Ecumênico Vaticano II.
Toda vez que um Concílio Ecumênico se reúne  é para confirmar a União de Cristo com sua Igreja, levando a verdade na direção da vida individual doméstica e social, fortalecendo a espiritualidade, que é um bem eterno, imutável e verdadeiro. Sobre os textos legados pelos padres conciliares, durante o conclave, assim se pronunciou o Beato João Paulo II. "Não perdem o seu valor nem a sua beleza. É necessário fazê-los ler de forma tal que possam ser conhecidos e assimilados como textos qualificados e normativos, do Magistério no âmbito da tradição da Igreja. Sinto hoje, ainda mais intensamente, o dever de indicar o Concílio como a grande graça de que se beneficiou a Igreja no século XX: nele se encontrou uma bússola segura para nos orientar no caminho do século que começou".
João XXIII, ao convidar bispos de todo o mundo para debates, conferências e votações no Vaticano, objetivava o retorno dos Cristãos afastados e a modernização da Igreja, dentro de um mundo marcado por mudanças e transformações políticas, culturais sociais e econômicas.
Decorridos três anos de debates e estudos entre os Conciliares, tivemos a promulgação de 16 documentos. Como consequência dessa reforma na Igreja Católica, algumas posições foram mantidas e outras modificadas. Dentre as modificações podemos citar: as missas passaram a ser rezadas na língua de cada país, com o padre de frente para os fiéis, podendo mulheres e leigos ajudarem nas celebrações. Aceitação da liberdade religiosa, a partir da ideia de que é possível chegar a Deus e à salvação através de outras religiões. Cristo volta a ser o centro das atenções na missa; o uso da batina pelos padres não é mais obrigatório; dentro da hierarquia da Igreja  o papa passa a dividir parte do poder com outros cardeais e teólogos têm mais liberdade para interpretar a Bíblia. Em contrapartida, continua a proibição do aborto e do sexo antes do casamento; é mantido o celibato para os padres; capitalismo e comunismo continuam práticas condenáveis.
No ano do cinquentenário de convocação do Concílio Vaticano II, é preciso que se faça uma reflexão profunda sobre a aceitação e posterior aplicação dos documentos. Como na maioria das mudanças a perplexidade se faz sentir, sobretudo, nos ensinamentos da Igreja, que são caracterizados pela continuidade e homogeneidade no tempo. O continuar não significa falta de desenvolver. Ao longo dos anos a Igreja cresceu e aprofundou seus conhecimentos direcionados ao ensinamento da fé e da moral católica.
Sobre as interpretações das novidades ensinadas pelo Vaticano II, assim se pronunciou Bento XVI: "Se o lermos e o recebermos guiados por uma justa hermenêutica, o Concílio pode ser e tornar -se cada vez mais uma grande força para a renovação sempre necessária da Igreja". Coincidindo o início do Ano da Fé, outubro de 2012, com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, o papa Bento XVI quer fazer um tempo de reflexão e de redescoberta da fé , um período que deve ser transformado em conversão renovada ao Senhor. Uma das heranças mais importantes do Concílio Vaticano II é o Catecismo da Igreja Católica, e, seguindo a sua linha com uma doutrina rica e piedosa, o Ano da Fé deverá firmar a relação com Cristo Senhor na nossa vida e história. 
                                                           

  M. Salto Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM