sábado, 26 de maio de 2012

Símbolos da JMJ percorrerão as paróquias da Arquidiocese a partir do próximo domingo

A Arquidiocese de Mariana foi visitada pelos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, nos dias 21 e 22 de novembro de 2011, passando por Barbacena, Ouro Branco, Ouro Preto, Passagem de Mariana e Mariana. Na ocasião, o arcebispo metropolitano, dom Geraldo Lyrio Rocha, manifestou o desejo de que houvesse uma cruz e um ícone arquidiocesanos que pudessem percorrer todas as paróquias da Arquidiocese.
Portanto, a Pastoral da Juventude (PJ) arquidiocesana, em preparação à Jornada Mundial da Juventude 2013, programou uma peregrinação com estes símbolos que visitarão todas as Regiões pastorais.
A abertura festiva desta peregrinação será realizada no próximo domingo, dia 27, às 10 horas, na Região Leste, no Santuário Nossa Senhora das Graças, em Urucânia, evento que envolverá todas as paróquias da Região, além da juventude.

 Iniciando nesse domingo, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão passar pelas Regiões Leste durante os meses de junho, julho e agosto. Depois seguem para a Centro, em setembro; a Sul nos meses de outubro, novembro e dezembro; em janeiro e fevereiro de 2013 na Oeste; encerrando na Região Norte durante os meses de março, abril e maio.

A celebração de encerramento desta peregrinação acontecerá no Domingo de Pentecostes, dia 19 de maio de 2013, durante grande celebração na Praça da Sé, em Mariana.

Orientações
A assessoria arquidiocesana da PJ acredita que a peregrinação destes ícones por toda a Arquidiocese de Mariana é uma maneira de realizar uma boa preparação para a JMJ 2013 e de responder ao pedido da XX Assembleia Arquidiocesana de uma maior ação afetiva e efetiva com a juventude.
Esta peregrinação deverá ter um caráter fortemente missionário e envolver não somente os jovens, mas também toda a paróquia.
 
Como está pensada essa visita?

 
Primeiro momento: Ver (Pré-missão)
• Momento de mobilização e conhecimento da realidade juvenil local.
• Oportunidade para conversar sobre as alegrias e desafios dos jovens (família, emprego, educação, saúde, drogas, violências, exclusão, etc.)
• Momento para divulgar a programação do que vai acontecer na paróquia.
• Lugar bíblico-teológico: Nazaré

Segundo momento: Julgar (Missão)
• Presença dos símbolos na paróquia.
• A cruz e o ícone de Maria iluminam a vida e a trajetória da juventude.
• Os ícones deveriam ir a todos os “lugares” jovens: ruas, praças, escolas, igrejas, presídios, hospitais.
• Haveria celebrações próprias: Oficio divino, via-sacra, momento mariano, missas, etc.
• Lugar bíblico-teológico: Jerusalém

 
Terceiro momento: Pós-missão (agir)
• Terminada a visita, que compromissos a paróquia assume em favor da vida da juventude?
• Momento criativo de nuclear grupos, assumir políticas públicas para a juventude (conselhos), aprofundar iniciativas e passos na ação evangelizadora com a juventude.
• Lugar bíblcio-teológico: Emaús

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM