quarta-feira, 30 de março de 2016

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - MATRIZ SÃO SEBASTIÃO

Na manhã deste domingo, 27 de março, celebramos na Matriz de São Sebastião, o domingo da Páscoa, presidida por cônego Tarcísio que em sua homilia nos deixou a seguinte mensagem sobre o significado da Páscoa para o cristão: " A alegria depois de uma caminhada de quarenta dias, do convite da igreja em fazermos uma penitência, assim como Jesus que passou quarenta dias e quarenta noites no deserto, onde tivemos a oportunidade de fazer memória à Paixão de Cristo. Desde a quinta-feira, no Tríduo Pascal, ao celebrarmos a última ceia de Cristo, passando pela via sacra e refletindo sobre a sua morte e hoje, ao olharmos para a cruz vazia e a coroa de fogo, abençoada na Vigília Pascal, simbolizando o Cristo ressuscitado no meio de nós, assim como o povo de Deus na Antiga Aliança, ao ser liberto da escravidão do Egito, conduzidos para atravessar o mar vermelho. Jesus é o novo Moisés, o novo libertador, não aquele que nos tira da escravidão do Egito, mas é o Cristo que faz conosco a nova e eterna aliança entre os libertos da escravidão, Ele nos resgata a uma vida em comunhão com Ele, está vivo e reino no meio de nós. Assim, devemos celebrar este dia como um projeto de vida, resgatar e nos salvar deste mundo. Este Deus quer fazer o caminho da solidariedade. Apesar dos pesares da nossa sociedade caminhar na contramão do projeto de Cristo, nos arrastando para a destruição das famílias, do aborto, dos vícios e da permanência do pecado, devemos lutar contra estas tentações, satanás continua nos chamando e levando para estes caminhos, e ele quer especialmente àqueles que rezam e estão na presença de Cristo, por isso, devemos continuar rezando para que não sejamos seduzidos pelo inimigo, ele quer o nosso coração, a nossa vida e busca quem está na caminhada cristã.
      Quando fazemos o rito da passagem da morte para vida em Cristo ressuscitado, nós somos chamados a encher o peito de coragem e fé e sairmos do egoísmo para o amor, da violência para a paz, dos vícios para uma vida saudável, do individualismo para uma vida em comunhão, do egocentrismo para uma vida voltada ao próximo, como Jesus Misericordioso. No ano da misericórdia somos convidados a ser misericordiosos como o Pai é misericordioso, este é o convite da Páscoa. Somos chamados para que a semente do bem se frutifique em nós. Devemos ser sinais de luz na vida do próximo, que nós abramos o nosso coração para recebermos em comunhão o corpo e o sangue de Cristo Jesus e fazer resplandecer a luz do ressuscitado para que todos os povos sintam a presença de Deus. Que a nossa vida e as nossas palavras possam revelar este grande mistério de fé: " Cristo vive e está presente no meio de nós."


























Marciléa Oliveira 
Valéria Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM