segunda-feira, 15 de agosto de 2016

ABERTURA DO ANO DA VOCAÇÃO SACERDOTAL

No domingo, 21 de agosto, todas as paróquias da arquidiocese são convidadas a celebrar a abertura do Ano da Vocação Sacerdotal.
Com o tema “Permanecei no meu amor” o Ano da Vocação Sacerdotal, promovido pela Arquidiocese, terá sua abertura oficial na próxima segunda-feira, 15 de agosto, com uma celebração, às 19h, na igreja de Nossa Senhora do Carmo em Mariana. Na mesma data serão comemorados os 49 anos de ordenação sacerdotal do arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha. No domingo, 21 de agosto, todas as paróquias e comunidades são convidadas a celebrar a abertura do Ano.
A animação vocacional de todas as comunidades da Arquidiocese é um dos objetivos deste ano. “Não se deseja apenas valorizar a vocação sacerdotal, mas, todas as vocações específicas para o serviço da Igreja. No entanto, a proposta é que através do testemunho alegre do bispo, dos presbíteros e diáconos se motive os jovens a quererem seguir ao Senhor, através de uma busca sincera de discernimento no chamado na própria vida. Para o trabalho de animação vocacional contribuição especial darão os seminaristas e vocacionados que vivem a experiência do discernimento em nossas casas de formação e poderão testemunhar aos outros jovens a alegria de estarem no itinerário de quem se sente chamado e vai respondendo ao Senhor com convicção e maturidade”, ressalta o reitor do Seminário São José, padre Valter Magno.

O Ano

Durante o Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, em março de 2016, Dom Geraldo apresentou ao clero a proposta da realização de um Ano da Vocação Sacerdotal para a Igreja Particular. “Com este Ano da Vocação Sacerdotal se deseja vivenciar em nossas comunidades a comemoração do Jubileu de Ouro Sacerdotal de Dom Geraldo, em 15 de agosto de 2017. A proposta foi acolhida com entusiasmo por todos os participantes do encontro. Caberá ao Seminário Arquidiocesano promover junto às instâncias da Igreja este tempo forte de oração”, explica o reitor.

Semana de Animação Vocacional

Ao longo do Ano serão realizadas várias atividades, entre elas, a Semana de Animação Vocacional, que acontecerá em todas as paróquia da arquidiocese em dezembro de 2016 e julho de 2017. “Os seminaristas serão enviados a todas as paróquias para um trabalho de promoção e animação vocacional. Em dezembro a data será de 11 a 18. O desejo é que os vocacionados sejam acolhidos nas paróquias e vivam momentos intensos de encontro com as lideranças leigas, com os jovens, com as famílias e, onde houver, com o grupo de coroinhas”, conta padre Valter.
O Conselho Missionário do Seminário (COMISE) está preparando um subsídio que ajudará na realização desta semana. Outro objetivo deste evento é motivar as comunidades a organizarem as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP) conforme pede o projeto vocacional da Arquidiocese.
“Como nos orienta o Projeto Vocacional da Arquidiocese, promulgado em 2013, faz-se urgente criar ou fortalecer em nossas paróquias a EVP, sempre animada pelo pároco. Uma vez que a paróquia é o lugar por excelência no qual se proclama o Evangelho da vocação cristã e, em particular, onde se apresenta o ideal do sacerdócio ministerial. Este Ano da Vocação Sacerdotal é tempo propício para a articulação da EVP em nossas comunidades paroquiais”, disse padre Valter.

Horas Santas Vocacionais

As horas santas vocacionais, também, serão celebradas nas paróquias da arquidiocese. “Seguindo o costume que já existe, em muitas comunidades, de celebrarem horas santas em todas as quintas-feiras. Sugerimos que toda primeira quinta-feira de cada mês seja celebrada uma hora santa pelas vocações sacerdotais. Para isso, o seminário está oferecendo às paróquias um roteiro preparado pelas casas de formação”, explica padre Valter.
Outras atividades como a Jornada Vocacional, a ser realizada em 7 de maio de 2017 com a coordenação do Serviço de Animação Vocacional (SAV), a celebração do dia do seminário, neste ano em 6 de novembro, a peregrinação do seminário à Basílica do Bom Jesus, em Congonhas, no dia 9 de setembro, também fazem parte do calendário do Ano.
“Algumas ações já foram realizadas. Tivemos o concurso da logomarca do Ano da Vocação Sacerdotal, o concurso do hino oficial. Um hotsite para a divulgação de todo o material do Ano está sendo criado. Ele será lançado na próxima semana e poderá ser acessado junto ao site da Arquidiocese de Mariana. ”, disse padre Valter.
http://www.arqmariana.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM