sábado, 9 de abril de 2016

HOMENAGEM À BODAS DE DIAMANTE DA PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

           Revmo Monsenhor Celso Murílo, Cônego Tarcísio, Padre Daniel, Diáconos Gilmar e Rodrigo e demais Padres aqui presentes, amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Hoje nossa Paróquia de São Sebastião completa 60 anos! Não foi fácil chegar até aqui; passamos por várias LUTAS, mas tivemos muitas VITÓRIAS. Começamos escrever nossa história em 1956, quando até então éramos uma capela filial da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Nessa data, tornamo-nos a Matriz de São Sebastião, fomos elevados à categoria de Paróquia. As dificuldades eram muitas, mas muito maior foi nossa vontade de evangelizar a nova região que se formava. Era grande a sede de falar, de anunciar a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador. Por isso, à medida que ia sendo possível, novas capelas fomos agregando. Àquela época, tínhamos sob nossa responsabilidade as capelas de Santo Antônio, Serrão e Bananal, São Pedro dos Passarinhos (hoje Paróquia de São Pedro e São Paulo), Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, São Pio X, dentre outras. Muitas dessas ganharam autonomia e também já se tornaram paróquias. Hoje temos ainda as capelas de São Domingos de Gusmão, Nossa Senhora Auxiliadora, Santo Expedito e São Lucas. Sabemos por escritos antigos, de posse da sede arquidiocesana, que na ocasião da criação desta Paróquia, o Sr. Bispo Dom Helvécio Gomes de Oliveira confiou a mesma ao Padre Joaquim Pessoa Machado que aqui ficou até o ano de 1959 quando fora sucedido pelo Cônego Leandro de Carvalho Mateus (na época padre).
           Em todas as LUTAS, outros nomes também contribuíram para que nossas portas continuassem abertas à pregação e à proclamação da Palavra: Monsenhor Mário Quintão, Padre Sinfrônio de Castro, Padre José Alvim Barroso, Padre José Pinheiro, Padres Waldemar Ribeiro, Antônio Viçoso, Sebastião Mendes, José Eudes, Armando, Rogério, Padre Mozart Pereira, Alvim Valério, Padre Custódio, Padre Jaime, Cônego Antônio Eustáquio, Padre Wander, Padre Mauro (que após o falecimento do Cônego Leandro assumiu como pároco), Padre Eliseu, Padre Euder, Padre Adelson e Padre Afrânio. Também foram muito solidários na caminhada da paróquia de São Sebastião, os padres Salesianos e Passionistas de Barbacena. Atualmente, estão à frente da Nossa Paróquia o Cônego Tarcísio (Pároco), o Padre Daniel (Vigário Paroquial) e o Diácono Gilmar (Colaborador). Aqui também os padres filhos da Paróquia: Padre Arlindo, Padre Luiz Vidal, Padre Marcelo Santiago, Padre Enzo e o futuro Padre, Diácono Rodrigo Artur.
           Celebrar este Jubileu de Diamante Paroquial é reler a história, é trazer ao coração e à memória, com louvor e ação de graças a Deus, pessoas que inspiraram esta iniciativa, ajudando a escrever no tempo páginas de profunda dedicação ao Evangelho e à Igreja de Jesus Cristo. Por isso nossos agradecimentos aos leigos e leigas, cristãos de ontem e de hoje que, generosamente, ofereceram e oferecem seus dons, talentos e carismas a serviço de nossa Família Paroquial.
          Enfim, nos resta é pedir a Deus, que esta data seja lembrada, não só hoje, mas para todo sempre, e que esta memória seja passada aos nossos familiares e descendentes, na certeza de que, em breve, tenhamos em nossa consciência, a felicidade do dever cumprido, unidos na luta pelo bem comum e na continuidade da missão de Cristo.
           Que São Sebastião seja portador de todas as bênçãos e graças necessárias para nossa caminhada. Parabéns a nós todos!




Equipe de Liturgia da comunidade de São Domingos de Gusmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM