sábado, 19 de janeiro de 2013

NONO DIA DA NOVENA

O último dia da novena foi coroado, primeiramente, com a missa das 15h, presidida pelo padre Mauro Lúcio e concelebrada pelo padre Orlando Abreu, na qual foi ministrado o sacramento da Unção dos Enfermos a centenas de pessoas. No momento da homilia, o padre Mauro esclareceu o poder da fé e o verdadeiro valor da Unção dos Enfermos na vida de cada cristão. “É a oração feita com fé que salvará o doente. O padre – continuou – tem apenas a missão de auxiliar, em nome de Deus, o enfermo, mostrando-lhe que Ele é o Senhor de nossa vida. Portanto, que nós tenhamos a consciência de que o óleo dos enfermos é uma presença consoladora de Deus e que por isso não pode substituir os procedimentos médicos” – finalizou.

Às 19h30 aconteceu a última missa solene da novena que contou com a presença em massa da juventude paroquial, além de quatro sacerdotes, quais sejam: o presidente da celebração, padre Paulo Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Congonhas, e os padres Mauro Lúcio, Euder Monteiro e Orlando Abreu. Padre Paulo Barbosa resumiu o tema “A fé nos leva à santidade” dizendo que “a exemplo de São Sebastião, nós somos convidados a reconhecer que a nossa vida só terá sentido se vivermos constantemente em busca da santidade”.

Outro fator a ser destacado neste dia deve-se à comemoração do 28º aniversário da Dedicação da nossa Matriz ao serviço do altar, e à oração do povo de Deus. Padre Paulo deixou claro que “a dedicação de uma igreja nos chama a dedicarmos à Igreja Povo de Deus, como mães que acolhem, sobretudo, aos que não se sentem mais como igreja”.
Padre Euder, antes da homilia, esclareceu a toda assembleia o verdadeiro sentido da dedicação de um templo. Logo após, todos os padres, voltados para a imagem do Glorioso Mártir, rezaram a oração da Dedicação, rezada por Dom Oscar de Oliveira há 28 anos, num sentido de renovação da dedicação da Matriz. A oração:
Deus, Santificador e guia de vossa Igreja, com festivo precômio é-nos grato celebrar o vosso Nome, porque hoje o povo fiel, com rito solene, deseja renovar para sempre a consagração desta Casa de Oração, onde venha Vos adorar, instruir-se pela Palavra, alimentar-se pelos sacramentos. Este templo é sombra do mistério da Igreja que Jesus Cristo santificou com o seu sangue para trazê-la a si como esposa gloriosa, virgem deslumbrante pela integridade da fé, mãe fecunda pela virtude do Espírito Santo. Igreja santa, vinha eleita do Senhor, cujos ramos cobrem o mundo inteiro, e a seus sarmentos, sustentados pelo lenho, com leveza eleva até o Reino dos Céus. Igreja feliz, tabernáculo de Deus com os homens, templo santo que se constrói com pedras vivas, firme sobre o fundamento dos apóstolos, com Jesus Cristo, sua grande pedra angular. Igreja sublime construída sobre o cimo do monte, visível a todos, a todos radiosa, onde refulge perene a lâmpada do Cordeiro, e, delicioso, ressoa o cântico dos eleitos. Suplicantes, pois, nós vos rogamos, Senhor: dignai-vos inundar esta igreja e este altar com santidade celeste. Que sejam sempre lugar santo e mesa perenemente preparada para o sacrifício de Jesus Cristo. Aqui as ondas da Graça Divina sepultem os delitos para que os vossos filhos, ó Pai, mortos para o pecado, renasçam para a Vida Eterna. Aqui, ao redor da mesa do altar, celebrem os vossos fiéis o memorial da Páscoa e se alimentem do banquete da Palavra e do Corpo de Cristo. Aqui, com jubilosa oblação de louvor, ressoe a voz humana unida aos coros dos anjos. E suba até vós a prece incessante pela salvação do mundo. Aqui, os pobres encontrem misericórdia, e todos se revistam de dignidade de filhos vossos, até que, exultantes, cheguem àquela Jerusalém Celeste. Amém!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM