domingo, 20 de janeiro de 2013

O DIA DO GLORIOSO MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO


A Paróquia São Sebastião de Barbacena celebrou de forma apoteótica mais uma Festa em honra ao seu padroeiro, o Glorioso Mártir. Durante todo o dia, milhares de pessoas passaram pela Matriz fazendo suas preces ou participando das missas realizadas.
Às 9h, ocorreu a primeira missa, presidida pelo padre Euder Monteiro e concelebrada pelo padre Mauro Lúcio. À luz da liturgia da Palavra e em consonância com o tema do dia, “A fé nos torna obedientes”, o padre Euder ressaltou na homilia que “Deus se nos mantém fiel, mesmo nos nossos momentos de infidelidade a Ele” e que “esta é a principal razão para nós Lhe sermos obedientes”. Ao final da missa, o padre Mauro agradeceu a presença do padre Euder nos últimos dois meses à frente dos trabalhos pastorais da Paróquia, pedindo a toda assembleia que rezasse uma Ave-Maria em sua intenção. Após rezar, toda a assembleia o ovacionou com uma forte salva de palmas.

Às 15h, foi a vez da tradicional missa pelos produtores rurais – este ano celebrada neste horário devido à festa ter sido num domingo –, presidida pelo padre Mauro Lúcio. O seminarista Rodrigo, em breves palavras, sublinhou que “a exemplo de São Sebastião, os nossos pés devem servir para nos levar ao trabalho; as nossas mãos devem estender-se para o próximo e todo o nosso ser deve curvar-se diante da grandeza de Deus”. Ao final da missa, foram abençoados os sais, conforme tradição popular da Paróquia.

Às 18h30, mesmo com uma fina chuva, a procissão com a imagem do Glorioso Mártir percorreu algumas ruas do bairro, conforme constado na programação da Festa. À chegada da procissão, milhares de pessoas lotaram a Matriz para participarem da última missa solene da Festa de São Sebastião 2013. Presidiu-a o padre Hilário, filho de Barbacena; concelebraram-na os padres Mauro Lúcio e Marcelo Santiago, filho da Paróquia e atual pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto. Em sua homilia, o padre Mauro relembrou à assembleia que “como foi São Sebastião, é preciso sermos mais amigos de Jesus para assumirmos com maior compromisso a missão que Ele nos confia através de Sua Igreja”. Ao final da missa, após os devidos agradecimentos, novamente o padre Mauro lembrou da presença do Padre Euder, sobretudo na organização e condução da Festa; padre Euder foi novamente ovacionado.

Que Deus, por intercessão do Glorioso Mártir São Sebastião, abençoe todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM