quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A IGREJA INCOMODA!


Ladislau Ireno Filho

A missão da Igreja é evangelizar. E sua missão incomoda certas posturas pessoais e institucionais contrárias ao Evangelho. São Paulo, em 2Tm 4,2-4, exorta: “Prega a Palavra, insista, oportuna e importunamente... Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina...”. O mundo de hoje, saturado de contra valores, é esse tempo que torna a missão da Igreja um verdadeiro desafio. Ela não pode transigir para agradar o mundo, mesmo que perca fiéis que querem uma Igreja à sua própria imagem e semelhança. Pois, acima de tudo tem um compromisso com seu fundador, Jesus Cristo. Na sua missão de “Fazer discípulos todos os povos (Mt. 28,19)” Ela não pode se acomodar. Precisa intensificar cada vez mais a evangelização.

Dom Cláudio Hummes, ex-prefeito da Congregação do Clero no Vaticano, na missa do dia 20 de abril de 2012, em Aparecida, na oportunidade da 50ª Assembléia Geral da CNBB alertou: “No Brasil, a Igreja tem perdido muitos fiéis. Não basta fazer uma bela teologia em pequenos grupos, se os que foram batizados não são evangelizados”. Nossas igrejas estão sempre cheias, é verdade. Mas, o desconhecimento da doutrina da Igreja e de Nosso Senhor os torna presas fáceis dos contra valores disponíveis, com muitos se desviando ao menor aceno de atração.

À medida que o tempo passa, o mal se aperfeiçoa, trazendo decadência moral e espiritual. Mas a Igreja, movida pelo Espírito Santo, sua alma e eterna juventude, não se acomoda. Periodicamente, à luz das realidades do mundo, repensa sua situação. Surgem então os Concílios, as Assembleias, e Movimentos como a Jornada Mundial da Juventude e outros, que, como um novo Pentecostes, fortalecem a nossa fé e a esperança de que Deus está presente no meio de nós, fazendo história conosco.
A Igreja não se acomoda em sua missão de guardiã dos “Valores Cristãos” e das ovelhas por Cristo a Ela confiadas, das quais terá que dar contas “num certo dia”.

O momento presente exige que cada batizado busque na catequese o conhecimento das “Verdades Eternas” ensinadas por Nosso Senhor, contidas na Bíblia, no CIC (Catecismo da Igreja Católica) e nos documentos da Igreja, e o passe aos seus irmãos, como nos exortou nosso Papa Francisco: “Jovens e idosos, não calem. Façam uma revolução na defesa dos valores e dos seus direitos. Botem fé em Jesus Cristo!”

Vale lembrar o DA-298: “A catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas itinerário catequético permanente". 

A cada um de nós cabe, diante dos desafios, como membro da Igreja, fazer a sua parte, “incomodar evangelizando, e não se acomodar”. Que Deus nos ajude!



PASCOM - Paróquia São Sebastião

                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM