quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SEMINÁRIO BÍBLICO

No dia 7 de setembro, aconteceu o Seminário Bíblico, no Colégio Imaculada Conceição, que teve como palestrante Frei Gilvander, refletindo sobre o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos, com o tema: “O ressuscitado caminha conosco e nos envia em missão”.

Às 8h, fomos acolhidos pela animadora Irmã Emília, quando tivemos a oportunidade de refletir sobre as perdas, o caminho e o reencontro que queremos. Através do questionamento: Quais as perdas que temos nessa sociedade? “Não podemos parar nas perdas, é preciso caminhar para a vitória”.

Em seguida, um grupo de adolescentes da Paróquia São Sebastião apresentou uma parábola da nossa vida diária com o intuito de nos mostrar as máscaras que usamos para driblar nossas atitudes com as pessoas, deixando-nos a seguinte mensagem: “a misericórdia de Deus não faz distinção de pessoas”.

Logo após, acolhemos nosso palestrante, Frei Gilvander, que iniciou sua fala sobre a convivência dizendo que “o principal na vida é CONVIVER, feliz de quem convive com os idosos, crianças e marginalizados”. Ressaltou ainda que na convivência com o outro vamos nos aliando à sua dor. Quando adulto, Frei Gilvander conheceu a dura realidade do Nordeste; naquele momento, confirmou-se a sua vocação e, logo após, foi para Curitiba, onde ficou cinco anos estudando Filosofia, após este período foi para São Paulo, onde estudou Teologia e confirmou-se seu amor  pela Bíblia.

Em sua reflexão sobre o evangelho de Lucas, Frei Gilvander ressaltou sobre a importância de irmos ao encontro do excluído, pensar e agir a partir da misericórdia do outro. Apresentou as sete colunas mestras do evangelho: viver e conviver movidos pelo Espírito Santo, viver de modo orante, opção pelos pobres, ecumenismo, ser compassivo, conviver com o diferente e viver na alegria com entusiasmo.

Segundo Frei Gilvander, é preciso ler, conversar, entender e viver o que Jesus nos ensina através da Bíblia, pois nós vemos o mundo a partir de onde estão os nossos pés. A opção de todo crsitão precisa ser a partir do pobre, com ele e para ele. Ação e oração é o caminho do cristão.

Ao final do dia, saímos em caminhada, como os discípulos de Emáus, para refletir a realidade de nossa cidade, nossas ruas, os empecilhos que deparamos no nosso dia a dia, como estão nossas crianças, suas diversões, seus sonhos... Finalizamos o nosso encontro na Praça do Vizinho, no bairro Diniz II, culminando nossa reflexão e partilhando o pão entre todos os presentes e a comunidade.

Um dia todo de reflexão e oração que acrescentamos em nossa vida para nos fortalecer em nossa caminhada de cristão de modo a sermos luz para o outro, principalmente aos excluídos.




Abertura do seminário com uma calorosa acolhida aos participantes




Momento do café para trocar ideias.



Nosso palestrante Frei Gilvander



Momento do "cochicho" sobre os pilares do Evangelho de Lucas





Explanação das ideias entre os grupos participantes






Momento de confraternização, no almoço.













Caminhada reflexiva pelas ruas do bairro.











Encontro e partilha na " Praça do Vizinho"

Colaboração e Fotos: Marciléa Oliveira e Marcos Soares
PASCOM - Paróquia São Sebastião



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO, SEU COMENTARIO É UM CARINHO DE DEUS PARA NÓS, E NOS DARA MOTIVAÇÃO PARA CONTINUARMOS COM NOSSA MISSÃO. OBRIGADO POR SEU ELOGIO OU CRITICA. PAZ BEM